Elza Soares, em face da outremização e a busca de um projeto musical de superação da condição de subalternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14488

Palavras-chave:

Música popular. Elza Soares. Pós-colonialismo. Relações raciais. Outremização

Resumo

Trata-se aqui de demonstrar resultados preliminares de uma pesquisa que procura examinar a trajetória artística de Elza Soares a partir da teoria pós-colonial, considerando os seus 70 anos de carreira a partir do lócus específico de enunciação subalterna, evidenciando sua condição de mulher negra duplamente subalterna na sociedade brasileira erigida e consolidada sobre os valores da cultura patriarcal e colonial. A hipótese de pesquisa é de que, ao longo da sua trajetória artística, existe uma busca de superação da subalternidade, de modo que compreendemos que nos últimos dezoito anos (2002-2020) acentuou-se a interpretação de canções de cunho de resistência ao contexto de opressão e racismo da sociedade brasileira. Isso nos levou a propor que ocorreu “uma reversão do colonizado-objeto em sujeito dono da sua história e da sua capacidade de reescrever sua história” (BONNICI, 2012, p. 27).

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Biografia do Autor

Rafael Lucas Santos Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Realiza doutoramento na área de Estudos Literários, na Linha de Pesquisa Literatura e Historicidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Mestre em Letras (UEM), com dissertação intitulada A insígnia de medalhão nos contos de Machado de Assis pelo prisma do Materialismo Lacaniano. Possui Graduação em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu.

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Discografia Elza Soares

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Publicado

28.07.2021

Como Citar

Silva, R. L. S. (2021). Elza Soares, em face da outremização e a busca de um projeto musical de superação da condição de subalternidade. Raído, 15(37), 110–123. https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14488

Edição

Seção

Relações étnico-raciais, branquitude e os efeitos de sentido