Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420

Palavras-chave:

branquitude, branquidade, racismo, educação das relações étnico-raciais, colonialidade.

Resumo

O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica de teses sobre branquitude no ensino produzidas no Brasil nesta década, buscando analisar as abordagens e os diálogos possíveis entre elas. A pesquisa mostra como tem sido pensada a branquitude brasileira e quais as perspectivas para uma educação mais igualitária. Para o tensionamento teórico, foram utilizados os conceitos de branquitude (SCHUCMAN, 2012), racial literacy (TWINE, 2006) e colonialidade (QUIJANO, 2009). Foram analisadas cinco teses de doutorado, a partir de um estudo documental, utilizando como categorias objetivos, metodologia e aportes teóricos de cada autor. Os resultados mostram que o conceito de branquitude é proposto de maneira distinta entre os pesquisadores, sendo que alguns realizam uma diferenciação do conceito de branquidade. De modo geral, todos entendem que é possível os sujeitos brancos se tornarem críticos e conscientes de sua condição racial e apontam para a (re)educação como o meio mais eficaz para a compreensão da realidade e da possibilidade de combate às desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivison Moacir Cezar de Campos, Universidade Luterana do Brasil

Professor do PPG em Educação e dos cursos de Comunicação da Ulbra.

Tiago Soares Marques, Universidade Luterana do Brasil

Pesquisador associado ao NEABI/Ulbra. Mestrando em Educação. Licenciado em História.

Referências

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 22 de junho de 2004, Seção 1, p. 11.

CARDOSO, Lourenço da Conceição. O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.

CARONE, Iray; BENTO, Maria A. (Org.). Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: política social e racial no Brasil - 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. In: FIGUEIREDO, Angela; CRUZ, Cintia (Orgs.). Beleza negra: representações sobre o cabelo, o corpo e a identidade das mulheres negras - Coleção UNIAFRO. Cruz das Almas: EDUFRB, 2016.

JESUS, Camila Moreira de. O Privilégio da Brancura na Escola Pública: uma etnografia no colégio estadual Edvaldo Brandão Correia em Cachoeira - BA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2014.

LABORNE, Ana Amélia de Paula. Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

PASSOS, Ana Helena Ithamar. Um estudo sobre branquitude no contexto de reconfiguração das relações raciais no Brasil, 2003-2013. 2013. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PINHEIRO, Adevanir Aparecida. Identidade étnico-racial e universidade: a dinâmica da visibilidade da temática afrodescendente e implicações eurodescendentes, em três instituições do ensino superior no sul do país. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.

PIZA, Edith Silveira Pompeu. O caminho das águas: estereótipos de personagens femininas negras na obra para jovens, de escritoras brancas. 1995. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.

PIZA, Edith Silveira Pompeu. Porta de vidro: entrada para a branquitude. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria A. (Org.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.

ROCHA, Edmar J. da; ROSEMBERG, Fúlvia. Autodeclaração de cor e/ou raça entre escolares paulistanos(as). Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 759-799, set./dez. 2007.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, José Bonifácio Alves da. Representações acerca das identidades brancas no currículo de um curso de Licenciatura em História do Paraná. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2018.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TWINE, France Winddance. The Gap Between Whites and Whiteness. Interracial Intimacy and Racial Literacy. W.E.B Du Bois Institute for African and African American Research. 2006. p. 341-363.

Downloads

Publicado

28.07.2021

Como Citar

Campos, D. M. C. de, & Marques, T. S. (2021). Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais. Raído, 15(37), 69–81. https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420

Edição

Seção

Relações étnico-raciais, branquitude e os efeitos de sentido