A figura feminina como a mulher fatal em um conto fantástico francês

Autores

  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Literatura fantástica. Mulher fatal. Conto. Onírico.

Resumo

Na literatura, a figura feminina tem se apresentado sob as mais diversas formas, indo de anjo a demônio. Nestas reflexões, destacamos um conto considerado um fracasso de público e da crítica da época, Smarra ou les démons de la nuit. Nele se percebe o fantástico pelos caminhos dos labirintos oníricos e no qual é possível identificar três imagens femininas distintas que balizam esse conto de Charles Nodier como o primeiro a apresentar uma femme fatale avant la lettre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Professora adjunto II, de Língua e Literaturas de Língua Francesa, da Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da mesma Universidade. Mestre e Doutora em Letras - Língua e Literatura Francesa, pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Pinheiro-Mariz, J. (2012). A figura feminina como a mulher fatal em um conto fantástico francês. Raído, 5(10), 467–481. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1364

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS