Narrando e refletindo: notas sobre o projeto pet/pedagogia/relações raciais e educação da Universidade Federal do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13603

Palavras-chave:

Educação, Pet/Pedagogia, Relações raciais, Memórias e experiências, UNIFAP.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer reflexões, notas de memórias e experiências sobre o processo de inclusão da temática racial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Trata-se de um estudo qualitativo reflexivo a partir dos estudos de Melucci (2005), Minayo (2008), dentre outros. Os resultados apontam  que as atividades relativas às diversas fases do projeto contribuíram para que a UNIFAP ampliassem  seu foco de atividades, com a inclusão de forma mais geral das discussões sobre a temática das relações raciais, o que, evidentemente, vem acontecendo, através da instituição de políticas afirmativas na graduação e na pós-graduação, todas instituídas por lei, mas que careciam de sustentação teórica e de uma preparação mais ampla da comunidade universitária para sua efetiva implementação. O projeto foi uma oportunidade ímpar na sistematização de estudos sobre o racismo no mundo e no Brasil, ao mesmo tempo que estimulou os acadêmicos bolsistas a mergulharem nas suas próprias memórias raciais, percebendo como elas traduzem as teorias racistas dominantes, as sutilezas de um racismo disfarçado e as formas através das quais se foi aprendendo a ser racista, nas entrelinhas dos discursos, das atitudes e das situações vividas, ouvidas e relatadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia (Religião e Educação) pela Faculdades EST - São Leopoldo/RS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Atualmente é Professor Permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP). Professor Corientador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede (EDUCANORTE) Contato: elivaldo.pa@hotmail.com ORCID http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede (EDUCANORTE); Professora Associada V da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) nos cursos de Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR/UNIFAP). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq. E-mail: daluzeugenia6@gmail.com 

Referências

BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011. p. 114-119. (Obras escolhidas; 1).

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRUNER, J. A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHIZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

DÁVILA, J. Diploma de brancura: Educando o Brasil. São Paulo. Editora da UNESP, 2006.

FOSTER, E. da L. S. Garimpando pistas para desmontar racismos e potencializar movimentos instituintes na escola. Curitiba: Appris, 2015.

HECKERT, A. Narrativas de Resistências: Educação e Políticas. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – Rio de Janeiro, 2004.

LINHARES, C. Projeto de Pesquisa. Experiências Instituintes em Escolas Públicas: Memórias e Projetos para Formação de Professores, 2000.

LINHARES, C. Projeto de Pesquisa. Experiências Instituintes em Escolas Públicas: Memórias e Projetos para Formação de Professores II, 2002.

LINHARES, C. F. Experiências Instituintes em escolas públicas e formação docente. Projeto de Pesquisa – UFF, 2006.

LINHARES, C. Tempo de recomeçar: movimentos instituintes na escola e na formação docente. In: DALBEN, A. (Org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p.801-818.

MATURANA, H. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

MELUCCI, A. Por uma Sociologia Reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.

MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo, HUCITEC, 2008.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade Nacional versus identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

Downloads

Publicado

28.07.2021

Como Citar

Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2021). Narrando e refletindo: notas sobre o projeto pet/pedagogia/relações raciais e educação da Universidade Federal do Amapá. Raído, 15(37), 180–194. https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13603

Edição

Seção

Relações étnico-raciais, branquitude e os efeitos de sentido