“Cara de Bronze”: uma história em linguagem de cinema ou o místico em Guimarães Rosa

Autores

  • Maria da Glória Sá Rosa UFMS

Palavras-chave:

Cara de Bronze. João Guimarães Rosa. Literatura brasileira.

Resumo

“Cara de Bronze” é um dos mais notáveis contos de João Guimarães Rosa, no qual ele narra a história de um rico fazendeiro, que vive fechado em sua propriedade, rodeado de vaqueiros, que são seu único canal de comunicação com o mundo. Tudo se passa num único dia e em nenhum momento temos acesso à voz direta da personagem. Através de diferentes formas de discurso, descobrimos que ele se esconde, porque pensa ter assassinado o próprio pai. Quarenta anos depois, descobre que o pai tinha caído, porque estava sob o efeito do álcool e não atingido pela bala de seu revólver. Sozinho, perto da morte, pede a Grivo, seu mais fiel vaqueiro que vá procurar numa longa viagem a essência da vida, “o quem das coisas”. O que ele queria era receber do Grivo os relatos de seu tempo perdido, uma espécie de medicamento em forma de palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Sá Rosa, UFMS

Professora de literatura na UFMS. Doutora Honoris Causa pela UFMS. Autora de Música em Mato Grosso do Sul (2009), em coautoria com Idara Duncan, e de A literatura sul-mato-grossense na ótica de seus construtores (2011) em coautoria com Albana Xavier Nogueira, entre outros títulos. Ocupa a cadeira nº 19 da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Rosa, M. da G. S. (2012). “Cara de Bronze”: uma história em linguagem de cinema ou o místico em Guimarães Rosa. Raído, 5(10), 371–385. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1357

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS