A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.11912

Palavras-chave:

Criança. Racionalidade. Enfrentamento.

Resumo

A proposta do artigo é analisar a percepção que a narradora de A Bolsa Amarela, a menina Rachel, possui sobre o meio social em que habita, destacando o estranhamento da criança perante os hábitos e valores dessa sociedade. Bojunga discorre, na obra, acerca de temáticas relacionadas ao mundo da infância como a imaginação, sem perder de vista, no entanto, a relação da infância e suas descobertas com os conflitos gerados pelo contexto social autoritário vigente. Esta temática vai ao encontro de nosso interesse: uma análise mais detida acerca da racionalidade infantil em confronto com a ordem sócio histórica já estabelecida no mundo adulto. Vale destacar, que pelos olhos da narradora, a autora possibilita uma reflexão acerca dos comportamentos humanos em uma sociedade assentada no autoritarismo, mas também a revisão de determinados paradigmas e preconceitos por sua obra preservar o pensamento autônomo e independente da protagonista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Possui mestrado em estudos literários pela UFES. Professora titular da Faceli, atua no curso de Pedagogia, nas ementas de Língua Portuguesa, Didática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantojuvenil. Possui artigos publicados na área de Literatura, Literatura Infantil e juvenil e formação leitora. Dedica-se a pesquisar a cultura popular, a memória e a identidade cultural presentes em produções da literatura infantil e juvenil e o ensino de leitura e escrita em ambiente escolar.   E-mail: pleonardeli@gmail.com

Referências

BOJUNGA, Lygia. A bolsa Amarela. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

CHAUÍ, Marilena. “Participando do Debate sobre Mulher e Violência”. In: Franchetto, Bruna, Cavalcanti, Maria Laura V. C. e Heilborn, Maria Luiza (org.). Perspectivas Antropológicas da Mulher 4, São Paulo, Zahar Editores, 1985.

CRISTOFANO, S. (2010). Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social. Linha D’Água, (23), 75-93. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p75-93

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 24.ed. São Paulo: Edições Graal, 2007.

HEGEL G.W.F. “A Razão na História: Uma Introdução Geral à Filosofia da História”. Introdução de HARTMAN, Robert S.; Centauro Ed. SP, 2001.

ISER, Wolfgang (2002). O jogo do texto. In: COSTA LIMA, Luiz. A literatura e o leitor; textos de estética da recepção. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

MARX, Karl. O Capital. Vol. 2. 3ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.

NAVARRO, M.A. Ruptura e renovação em A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes. In: II Congresso de Letras do CES/JF, 2008, Juiz de Fora. Caderno de Resumos do II Congresso de Letras do CES/JF. Juiz de Fora: CES/JF, 2008. v. 01.

RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário Escolar Língua Portuguesa. São Paulo: DCL, 2009.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987

SILVA, Vera Maria Tietzmann. O mar na ficção de Lygia. In: ________. Seis autores, seis estudos. Goiânia: Ed. UFG, 1995.

VASCONCELOS, Maria Luiza Bretas. Lygia Bojunga Nunes em três tempos: o processo de sua criação. 2001. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2001.

YUNES, Eliana. Lygia Bojunga ou uma Literatura em processo: uma entrevista com Eliana Yunes. Proleitura, Unesp/UEM/UEL, ano 3, n.9, fev. 1996.

ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Ligia Cademartori. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.

Downloads

Publicado

17.11.2020

Como Citar

Leonardeli, P. B. (2020). A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga. Raído, 14(35), 173–185. https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.11912

Edição

Seção

Política e sociedade na literatura de autoria de mulheres