Resenha - Língua portuguesa e constituição estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10930

Palavras-chave:

Letras. Linguística. Estrutura da Língua.

Resumo

A obra “Estrutura da Língua Portuguesa: Edição Crítica” tem em seu bojo os pro-cessos de compreensão da língua portuguesa, bem como as regras que circundam nela, sob edição de Emílio Pagotto, Maria Cristina Silva e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Ferreira de Alécio, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso na qual também foi bolsista de Iniciação Científica, CNPq. Atualmente participa do Projeto Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso (DIVALIMT) em que desenvolve pesquisas na área da Sociolinguística Variacionista. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS). Como trabalho de conclusão de curso, desenvolveu pesquisa no que concerne à interferência da oralidade na escrita em sujeitos que estudam a fase escolar inicial. Atualmente cursa Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais para crianças, bem como, é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras (Strictu Senso) na área de Estudos Linguísticos com pesquisas concernentes à Sociolinguística e Perceptual Dialectology.

Leandra Inês Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP (Rio Preto) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 7); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino atuando nos cursos de Pedagogia e Letras, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades e multiletramentos. É líder do GEPLIAS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística, cadastrado no CNPQ. É membro do CELIN - Centro de Língua(gens) e do CEI (Centro de Estudos e Investigação). Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT; Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, desde sua criação, em 2016. É fundadora e coordenadora do GT da ANPOLL Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira (2018). Criou e foi editora-chefe da Revista Educação, Cultura e Sociedade (UNEMAT/Sinop, 2011-2018). Atualmente, é editora-chefe da Revista Norte@mentos do PPGLetras. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, da EntreLetras, da Eventos Pedagógicos, da Norte@mentos e da Acta Semiótica. Cumpriu a função de Vice-Coordenadora do PROFLETRAS (2013-2015) na UNEMAT/Sinop. Coordenou o subprojeto interdisciplinar do PIBID (2014-2018): Formação para a diversidade - Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas Licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia Mato-grossense e entorno do Parque Xingu. É membro da rede de colaboração de professores de inglês para crianças (TEIA - Teachers of English in Action - Projeto integrado de formação (inicial e continuada) de professores de inglês). Publicou vários capítulos de livros, artigos e organizou coletâneas de livros.

Referências

CAMARA JÚNIOR, João Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

Downloads

Publicado

16.07.2020

Como Citar

Alécio, P. F. de, & Santos, L. I. S. (2020). Resenha - Língua portuguesa e constituição estrutural. Raído, 14(34), 279–283. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10930

Edição

Seção

Resenhas - Temática livre