A literatura como monumento: o cotidiano da fronteira na obra de Pedro de Medeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10655

Palavras-chave:

Pedro de Medeiros. Cotidiano de fronteira. Memória.

Resumo

Este artigo apresenta análise da obra do poeta e cronista corumbaense Pedro Paulo de Medeiros enquanto lugar de memória, haja vista a sua literatura encerrar o peso e o significado cultural que caracterizavam a cidade de Corumbá/MS no começo do século XX. Do livro póstumo Poesias, crônicas, comentários, obra organizada pelo seu filho Djalma Medeiros e lançada no ano de 1967, foram extraídos elementos que mostram o cotidiano da sua cidade, que faz fronteira com a Bolívia, e que carrega em seu bojo um caráter memorialista, de uma literatura de monumento. A fundamentação teórica deste trabalho tem perspectivas histórica e social, baseando-se nas reflexões e discussões dos teóricos Maurice Halbwachs e Stuart Hall acerca da questão da memória coletiva, extraindo dos poemas e das crônicas estudados um panorama mais completo da cidade, de seus personagens e das trocas culturais que foram ali estabelecidas. O método utilizado, o de análise de conteúdo, tanto do livro do autor, quanto de outros autores da região, possibilitou traçar um perfil da Corumbá de então, dando um vislumbre da situação econômica e social da Cidade Branca e das figuras que a orbitavam, de pescadores a intelectuais, situando no tempo-espaço a cidade que inspirou sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wandir de Mello Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Formado em Letras Inglês pela UFMS. Pós-Graduado em Redação e Oratória pela Faculdade São Luís. Aluno do Mestrado em Estudos Fronteiriços da UFMS- Câmpus do Pantanal.

Lucilene Machado Garcia Arf, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Adjunta do Curso de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços. Mestre em Literatura/Estudos Culturais e doutora em Estudos Literários.

Referências

ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

ARF, Lucilene Machado G. Registro da poética fronteiriça urbana na obra de Pedro Medeiros. Revista GeoPantanal (UFMS), v. 12, p. 107-118, 2017.

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal, tradução e notas de Ivan Junqueira, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

GOMES, Renato Cordeiro. O nômade e a geografia: lugar e não-lugar na narrativa urbana contemporânea. In: Semear, n.10. Rio de Janeiro: PUC, 2004.

GONDAR, Jô. Quatro proposições sobre memória social. In: GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera (Org.). O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005, p.11-26.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALBWACHS, Maurice: A memória coletiva. São Paulo, Vértice, 1990.

HOBSBAWM, Eric. O ressurgimento da narrativa: alguns comentários. In: Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1991.

ISER, Wolfgang. O jogo do Texto. In: A literatura e Leitor: textos da estética da recepção. Trad. Luiz da Costa Lima. São Paulo: editora Paz e Terra, 2002.

MEDEIROS, Pedro de. Poesias, crônicas, comentários. Org. Djalma Medeiros. Corumbá: Gráfica São Domingos, 1967.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História. São Paulo, dez 1993. In: ______. Les lieux decmémoire. I La République, Paris, Gallimard, 1984. pp. XVIII-XLII.

SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Fronteiras do local: roteiro para uma leitura crítica de regional sul-mato-grossense. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2008.

Downloads

Publicado

16.07.2020

Como Citar

Mello Júnior, W. de, & Arf, L. M. G. (2020). A literatura como monumento: o cotidiano da fronteira na obra de Pedro de Medeiros. Raído, 14(34), 21–36. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10655

Edição

Seção

Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas