Currículo, material didático e avaliação: um estranho triângulo no ensino de História do estado de São Paulo
Palavras-chave:
Ensino de História. Currículo de São Paulo. Habilidades.Resumo
A partir da comparação dos materiais oficiais que orientam a atuação dos professores de História na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (Currículo de São Paulo, São Paulo Faz Escola e na Matriz de Referência do SARESP), o texto apresenta análise do uso do termo “habilidades” e as propostas para sua aplicação prática indicando as suas inconsistências e impossibilidades. Apesar do discurso do “ensino por habilidades”, os materiais, na prática, orientam para um ensino conteudista, cronológico e eurocêntrico, ou seja, mantém e reafirma uma proposta de ensino tradicional de História.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-29
Como Citar
Fonseca, V. A. da. (2015). Currículo, material didático e avaliação: um estranho triângulo no ensino de História do estado de São Paulo. Fronteiras, 17(30), 43–63. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4862
Edição
Seção
DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).