A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física
Palavras-chave:
Jogo. Autoestima. Deficiência física.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre jogo e autoestima na criança com deficiência física. Foi realizada pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo-interpretativa em uma instituição especializada no trabalho com crianças com deficiência física de Campinas-SP, e utilizado questionário destinado a 28 pais de crianças que frequentam a instituição. Verificamos que os jogos realizados pelas crianças na instituição são de caráter pedagógico, e esses proporcionam poucos estímulos motores. Identificamos que, independente de o pai estimular ou não a criança a jogar, ela o faz. Constatamos também que os jogos deixam as crianças bem mais animadas e tem tido relevante influência para a melhora da autoaceitação e autoestima. Concluimos que o jogo é um elemento de implicações motoras, cognitivas, intelectuais, sociais e culturais no ser humano, e que sua prática não pode ser inibida ou restrita a nenhum sujeito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).