A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física

Autores/as

  • Rafael Soares Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Josiane Fujisawa Filus de Freitas Faculdade Adventista de Hortolândia

Palabras clave:

Jogo. Autoestima. Deficiência física.

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre jogo e autoestima na criança com deficiência física. Foi realizada pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo-interpretativa em uma instituição especializada no trabalho com crianças com deficiência física de Campinas-SP, e utilizado questionário destinado a 28 pais de crianças que frequentam a instituição. Verificamos que os jogos realizados pelas crianças na instituição são de caráter pedagógico, e esses proporcionam poucos estímulos motores. Identificamos que, independente de o pai estimular ou não a criança a jogar, ela o faz. Constatamos também que os jogos deixam as crianças bem mais animadas e tem tido relevante influência para a melhora da autoaceitação e autoestima. Concluimos que o jogo é um elemento de implicações motoras, cognitivas, intelectuais, sociais e culturais no ser humano, e que sua prática não pode ser inibida ou restrita a nenhum sujeito.

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Biografía del autor/a

Rafael Soares, Faculdade Adventista de Hortolândia

Especialista em Educação Inclusiva – Faculdade Adventista de Hortolândia.

Josiane Fujisawa Filus de Freitas, Faculdade Adventista de Hortolândia

Prof. Faculdade Adventista de Hortolândia.

Publicado

2016-05-13

Cómo citar

Soares, R., & Freitas, J. F. F. de. (2016). A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 17–25. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5192

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo