Trabalho como pressuposto para educação profissional
Palavras-chave:
Educação profissional. Educação. Trabalho.Resumo
A discussão sobre Educação Profissional nem sempre é feita de forma consistente por faltar o elemento primordial – o trabalho – tido, na maioria das vezes como algo dado, ou com a existência natural, portanto, negligenciada. Para produção desse artigo, foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema trabalho centralizando a divisão do trabalho e para isso utilizado alguns autores como forma de contextualizar a relação do trabalho e educação profissional. O objetivo desse trabalho é discutir a relação do trabalho e educação profissional. Para tanto, pergunta-se: a educação profissional percebe o trabalho como pressuposto para a formação? Essa contenda vem sendo feita há muito por educadores e pesquisadores da área, entretanto percebe-se ainda a visão do trabalho como individual e autossuficiente, não sendo percebido como algo que contribui para a história social. A manifestação das atividades dos indivíduos por meio do trabalho é algo que deveria pressupor a integração da política e da educação. Todavia, percebe-se uma predominância de atitudes pautadas no capital, onde a formação está ligada com as necessidades das Industrias. Ainda hoje, a sociedade está cindida em classe dominante e dominada, o que torna relevante a discussão sobre educação profissional para o surgimento cada vez maior de indivíduos com visão crítica de mundo que supere essa dicotomia, fazendo com que esse processo de formação seja além das demandas da produção de mercadorias, sendo uma atividade social transformadora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).