A GESTÃO GERENCIAL
HEGEMONIA DA CLASSE DOMINANTE?
Palavras-chave:
Gestão educacional, Gestão gerencial, HegemoniaResumo
Este artigo objetiva compreender de que maneira a gestão educacional atua como instrumento a favor da hegemonia da classe dominante. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. A pesquisa mostra que a gestão gerencial ao ser orientada por princípios neoliberais serve como instrumento a favor da hegemonia da classe dominante, passando os delineamentos relativos à administração no campo empresarial a fornecer as bases que modelam a gestão no âmbito das diretrizes políticas da educação. Como parte das estratégias neoliberais, a gestão gerencial faz uso de mecanismos da gestão democrática como: participação, descentralização e autonomia, porém, os estrutura tendo como fundamento interesses contrários que divergem da perspectiva democrática, assim faz uma ressignificação desses conceitos para viabilizar a prática de preceitos mercadológicos subtraindo-lhe o conteúdo social. Ademais, integra um projeto de reforma ideológica que produz uma nova forma de ver e planejar a gestão da educação que passa a ser compreendida como coerente, útil, porém amparada de forma persuasiva em discursos produzidos pelos intelectuais que representam os interesses dominantes.
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