A GESTÃO GERENCIAL

HEGEMONIA DA CLASSE DOMINANTE?

Autores

Palavras-chave:

Gestão educacional, Gestão gerencial, Hegemonia

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que maneira a gestão educacional atua como instrumento a favor da hegemonia da classe dominante. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. A pesquisa mostra que a gestão gerencial ao ser orientada por princípios neoliberais serve como instrumento a favor da hegemonia da classe dominante, passando os delineamentos relativos à administração no campo empresarial a fornecer as bases que modelam a gestão no âmbito das diretrizes políticas da educação. Como parte das estratégias neoliberais, a gestão gerencial faz uso de mecanismos da gestão democrática como: participação, descentralização e autonomia, porém, os estrutura tendo como fundamento interesses contrários que divergem da perspectiva democrática, assim faz uma ressignificação desses conceitos para viabilizar a prática de preceitos mercadológicos subtraindo-lhe o conteúdo social. Ademais, integra um projeto de reforma ideológica que produz uma nova forma de ver e planejar a gestão da educação que passa a ser compreendida como coerente, útil, porém amparada de forma persuasiva em discursos produzidos pelos intelectuais que representam os interesses dominantes.

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Biografia do Autor

Regina Celia de Morais Alves Silva, UFGD

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora do Instituto Federal do Maranhão. E-mail: regina.alves@ifma.edu.br

Andréia Vicência Vitor Alves, UFGD

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Faculdade de Educação da UFGD. E-mail: andreiaalves@ufgd.edu.br.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Silva, R. C. de M. A., & Alves, A. V. V. (2025). A GESTÃO GERENCIAL: HEGEMONIA DA CLASSE DOMINANTE?. Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p.168–181. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20625

Edição

Seção

ARTIGOS