ENSINO DE LITERATURA OU PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA BNCC

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Letramento literário, BNCC

Resumo

A literatura representa fonte de inspiração para aulas de diversas disciplinas, como, por exemplo, História, Filosofia, Sociologia, dentre outras. Esse potencial da arte literária revela seu alcance além da área em que está inserida na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, “Linguagens e suas Tecnologias”, uma vez que a literatura proporciona boas práticas de interdisciplinaridade em sala de aula. Tendo isso em vista, o principal objetivo deste artigo é analisar a proposta de ensino de literatura na BNCC, com base em pesquisa bibliográfica atualizada. Para tanto, serão consideradas para esta análise reflexões de alguns dos principais estudiosos da área, dentre os quais se destacam, por exemplo, Regina Zilberman, que busca definir a importância d’O papel da literatura na escola; e Rildo Cosson, com sua proposta de ensino de literatura na perspectiva do Letramento Literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helton Marques, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Email: h.marques2706@gmail.com.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. A formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 70-82.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. In. Via Atlântica: Revista do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. v. 1, n. 1, n. 14, 2008, p. 11-22.

Downloads

Publicado

2025-09-07

Como Citar

Marques, H. (2025). ENSINO DE LITERATURA OU PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA BNCC. Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 122–137. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20616

Edição

Seção

ARTIGOS