ENSINO DE LITERATURA OU PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA BNCC
Palavras-chave:
Literatura, Letramento literário, BNCCResumo
A literatura representa fonte de inspiração para aulas de diversas disciplinas, como, por exemplo, História, Filosofia, Sociologia, dentre outras. Esse potencial da arte literária revela seu alcance além da área em que está inserida na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, “Linguagens e suas Tecnologias”, uma vez que a literatura proporciona boas práticas de interdisciplinaridade em sala de aula. Tendo isso em vista, o principal objetivo deste artigo é analisar a proposta de ensino de literatura na BNCC, com base em pesquisa bibliográfica atualizada. Para tanto, serão consideradas para esta análise reflexões de alguns dos principais estudiosos da área, dentre os quais se destacam, por exemplo, Regina Zilberman, que busca definir a importância d’O papel da literatura na escola; e Rildo Cosson, com sua proposta de ensino de literatura na perspectiva do Letramento Literário.
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Referências
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