POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A EXPERIÊNCIA DOS “TIGRES ASIÁTICOS”
Palavras-chave:
Educação, Política Educacional, “Tigres asiáticos”Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções científicas atinentes às políticas educacionais dos membros do bloco econômico “tigres asiáticos" (Coreia do Sul, Singapura, Hong Kong e Taiwan) no período de 1980 a 2023. Para tanto, sustentada por uma abordagem quanti-qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão integrativa da literatura disponível nas plataformas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os resultados identificados permitem salientar que as pesquisas sinalizam que os bons resultados obtidos por esses países quanto ao seu desenvolvimento educacional e, consequentemente, econômico, estão respaldados, principalmente, por cinco eixos de ação: investimento na educação, qualidade de ensino, educação técnica-profissionalizante, parcerias público-privadas e valorização dos professores. Denota-se, então, que a priorização de políticas públicas educacionais promovidas pelos “tigres asiáticos" tem resultado em ferramentas impulsionadoras do crescimento econômico, industrial e tecnológico, o que também é evidenciado nos rankings internacionais de qualidade educacional.
Downloads
Referências
BARROS, M. A. D. Avaliação de impacto de políticas públicas: uma análise do Programa de Investimento em Infraestrutura Escola Digna no Maranhão no período de 2015-2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação e Pesquisa – Fundação Getúlio Vargas, 2019.
BÜHLER, J.; IGNÁCIO, P. Políticas públicas educacionais implicadas no bom desempenho em Ciências no PISA: um estudo comparativo Brasil, Singapura e Finlândia. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
CARVALHO, A. M. Crescimento econômico: análise comparativa de políticas adotadas pelo Brasil e tigres asiáticos. vii, 79 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
CHA, Yun Kyung. Coréia do Sul: Persiste o dilema humanismo x utilitarismo. In: UNESCO. WERTHEIN, Jorge. CUNHA, Célio da (Orgs.). Educação e Conhecimento: a experiência dos que avançaram. UNESCO: Brasília, 2004.
CHEN, S. M. Ciência nos iniciais do ensino fundamental no Brasil e em Taiwan: uma análise a partir de livros didáticos. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Sociedade, Estado e Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Paraná, Cascavel, 2019.
DELGADO, D. M. Os sentidos da ciência no cenário industrial: a inovação tecnológica e suas implicações na política de educação superior. 375 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, São Paulo, 2010.
GASPARY, D. E. Qualidade da educação: quais as Lições que podemos aprender com as reformas educacionais de Cingapura e Finlândia. 95 f. Monografia (Faculdade de Ciências Econômicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
GONÇALVES, J. H. Formação de professores e políticas de educação: um estudo comparado entre Brasil, Coréia do Sul, Finlândia e Chile. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
LOBO, C. E. R. Cingapura: 1965-2010. Forças armadas, geopolítica e desenvolvimento. Pós-doutorado (Faculdade de Ciências Sociais – Área de Relações Internacionais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, 2012.
MAGNO, B; GUIMARÃES, B. G.; PITT, R. B.; MUNHOZ, A.; DUARTE, R. F. (2014). Caminho entre gigantes: a inserção internacional dos tigres asiáticos e dos países da ASEAN. Revista InterAção, v. 2, n. 2. 125-142. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
MARTINS, F. S. O papel da educação no desenvolvimento como liberdade: uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Economia, Programa de Pós-Graduação, Niterói, 2017.
MILTONS, M. M. Educação e crescimento econômico na Coréia do Sul após 1945. 182 f. Dissertação de Mestrado em Ciências Econômicas, Departamento de Economia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2007.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). PISA 2009: Resultados: o que os alunos sabem e podem fazer: análises dos resultados da avaliação de estudantes da OCDE. Paris: OCDE. 2009.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).PISA 2012: resultados: o que os alunos sabem e podem fazer: análises dos resultados da avaliação de estudantes da OCDE. Paris: OCDE. 2012.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2015). PISA 2015: resultados: o que os alunos sabem e podem fazer: análises dos resultados da avaliação de estudantes da OCDE. Paris: OCDE.2015.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2018). PISA 2018: resultados: o que os alunos sabem e podem fazer: análises dos resultados da avaliação de estudantes da OCDE. Paris: OCDE. 2018.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2022). PISA 2018: resultados: o que os alunos sabem e podem fazer: análises dos resultados da avaliação de estudantes da OCDE. Paris: OCDE. 2018.
PACHECO, D. C. Brasil e Tigres Asiáticos: desenvolvimento econômico comparado à luz da Nova Economia das Instituições. 73 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação, Brasília, 2021.
ROCHA, N. F. A. A educação e a economia: determinantes na qualidade e eficiência educativa. 167 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Évora – Escola de Ciência e Tecnologia, Departamento de Matemática. Portugal, Évora, 2014.
SANTOS, Z. E. S. F. O desenvolvimento econômico da Coréia do Sul entre 1960-1986. Trabalho de conclusão de curso – Monografia (Graduação em Ciências Econômicas). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
SILVA, D. C. Conhecimento, tecnologia e futuro: análise do cenário de inovação dos países emergentes. 177 f. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP. São Paulo: 2015.
SILVA, N. C.; CARVALHO, B. G. E. Compreendendo o processo de inclusão escolar no Brasil na perspectiva dos professores: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.23, n.2, p.293-308, Abr.-Jun., 2017.
YANNICK, K. Z. J. Investimento em capital humano e crescimento econômico: estudo do caso Coreia do Sul. 49 f. il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
