Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação?
WHERE IS THE NATIONAL EDUCATION COUNCIL?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16613Palavras-chave:
gestão, democracia, Conselho Nacional de EducaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas concepções teórico-críticas sobre os conceitos de gestão gerencial e gestão democrática. Em seguida, analisaremos os que tais concepções contribuem para observarmos sobre o Conselho Nacional de Educação - CNE e, em que medida, a partir de um olhar na trajetória da constituição do referido conselho, temos a gestão democrática e/ou gerencial marcada pelas ações e lutas desta importante ferramenta de gestão da educação no Brasil. Afim de embasar nossa discussão, traremos à luz as importantes contribuições de Gramsci (2004) como fio condutor no pensamento de formação sobre o conceito de Estado, o papel dos cidadãos frente às demandas de articulação política e social, bem como a regulação deste Estado diante das decisões para a formação das políticas públicas como ferramenta de formação do sujeito.
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