Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental

Autores

  • Daiana da Rocha Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.

Resumo

A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana da Rocha Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia do livro didático 2007: apresentação: séries/anos iniciais do ensino fundamental /Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CARPANEDA, Isabela Pessoa de Melo. Porta Aberta: letramento e alfabetização, 2° ano / Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança. – 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2011.

CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 2° ano ensino fundamental: anos iniciais/William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5 ed. – São Paulo: Saraiva, 2014.

CÓCCO, Maria Fernandes. Analise, linguagem e pensamento: um trabalho de linguem numa proposta sócio construtivista / Maria Fernandes Cócco, Marcos Antônio Hailer. – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, 1996.

GREGOLIM, Maria do Rosário. Os caminhos de Língua portuguesa .São Paulo: Atual, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LEITE, Márcia; BASSI, Cristina. L.E.R.: Leitura, Escrita e Reflexão, 2° ano: letramento e alfabetização linguística. São Paulo: FTD, 2008.

MIRANDA, Cláudia Miranda. Língua portuguesa. São Paulo: África, 2004.

MOHR, Adriana. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Cadernos de pesquisa, n. 94, p. 50-57, 2013.

PONTES, Edna Maria. Linguagem e interação: 2° Série do 1° Grau. Curitiba: Módulo, 1996.

PROCÓPIO, Mércia Maria Silva; PINTO, Irvânia Maria de Oliveira; SALVA, Tânia Maria da. Letra, palavra e texto: língua portuguesa: ensino fundamental, 2° série. São Paulo: Scipione, 2001. – (Coleção Maria da Silva. – São Paulo: Scipione, 2001.

Texto da internet

SARAIVA. Histórico. 2018. Disponível em:http://www.saraivari.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=49680. Acesso em: 10 dez. 2017.

GAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença. 2010. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/176-608-1-PB.pdf. Acesso em: 5 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Reis, D. da R. (2020). Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social