A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922

Palavras-chave:

Short Paper. Epistemologia. Educação.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de relatar a participação de um mestrando em contabilidade na disciplina epistemologia do conhecimento por intermédio dos shorts papers. Esta pesquisa foi desenvolvida buscando a compreensão de forma qualitativa, e posteriormente abarcou as modalidades da investigação descritiva e analítica. A abordagem do estudo foi por meio da pesquisa qualitativa que busca compreender e classificar processos dinâmicos vivenciados por grupos sociais. Nesse sentido, a realização dos shorts papers possibilitou conhecer alguns pensadores de variadas épocas que contribuíram para formação do conhecimento e suas obras auxiliaram no desenvolvimento da ciência. Além disso, esses papers geraram subsídios para eu usar na minha dissertação e na elaboração de pesquisas científicas. Diante do que foi argumentado, os shorts papers tiveram uma função relevante no entendimento sobre a epistemologia, e seu papel no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente Coordenador de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG. Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da História. Bauru: EDUSC, 2007.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estrela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BUNGE, Mario. Epistemologia. São Paulo: Queiroz Editor, 1980.

CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHIAROTTINO-RAMOZZI Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004.

DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas,1995.

DENZIN, N. K.; GIARDINA, M. D. Qualitative Inquiry and the Conservative Challenge. Walnut Creek: Left Coast Press, 2006.

DIAS FILHO, J. M.; MACHADO, L. H. B. Abordagens da pesquisa em contabilidade. Teoria avançada da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.

DIXON, K. Qualitative research in accounting: lessons from the field, Norway, 1996.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1977.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 1999.

JAPIASSU, H. O que é epistemologia. In. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

KUHN, T. A. Estrutura das Revoluções Científicas. S. Paulo, Perspectiva, 1962.

LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A.(org.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.

LEE, B.; HUMPHREY, C. More than a numbers game: qualitative research in accounting. Management Decision,v. 4, n.2, p.180-197,2006.

LEMAITRE, M. J. La Calidad Colonizada: universidad y globalizacion. Conferencia dictada en el Seminario. The End of Quality, organizado por la Universidad de Central England, Birmingham, U.K. en mayo de 2001.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.; Epistemologias do Século XX, EPU, São Paulo, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária. Tradução: Sandra T. Venezuela. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho.: Cortez; Brasília, DF: , 2003.

PARKER, L. D. Interpreting interpretive accounting research. Critical Perspectives on Accounting, v.19, n. 6, p.909-914, 2008.

PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: Por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

POPPER, K. S. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

PUTNAM, H. Reason, truth, and history. Cambridge: Cambridge University Press,1981.

REALE, G. ANTISERI, D. História del pensamiento filosofico y cientifico, v. III, Trad. De Juan A. Iglesias, Editorial Herder, Barcelona, 1988.

RAGO, M. O efeito Foucault na historiografia brasileira. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. São Paulo, v. 7, n 1-2, p. 67- 82,1995.

SILVEIRA, F. P. R. A.; OLIVEIRA, T.R.C.; PINHEIRO, L.; MENDONÇA, C.A.S.; KOCK, A. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, ENPEC, 8., 2011, Campinas. Anais... . Campinas: Abrapec, 2011. v. 1, p. 1 - 12. Disponível em: Acesso em: 02 fev. 2019.

SOUZA SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Martins, A. S. R., & Quintana, A. C. (2020). A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–18. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922

Edição

Seção

Relatos de Experiência