The epistemology of knowledge: reporting experience in the master of accounting

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922

Keywords:

Short Paper. Epistemology. Education.

Abstract

This study aims to report the participation of a master's student in accounting in the discipline epistemology of knowledge through shorts papers. This research was developed seeking the qualitative understanding, and later covered the modalities of descriptive and analytical research. The study approach was through qualitative research that seeks to understand and classify dynamic processes experienced by social groups. In this sense, the realization of shorts papers made it possible to meet some thinkers from various times who contributed to the formation of knowledge and their works helped in the development of science. In addition, these papers generated subsidies for me to use in my dissertation and in the elaboration of scientific research. Given what has been argued, shorts papers have had a relevant role in understanding epistemology, and their role in the development of knowledge throughout history.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente Coordenador de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG. Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

References

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da História. Bauru: EDUSC, 2007.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estrela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BUNGE, Mario. Epistemologia. São Paulo: Queiroz Editor, 1980.

CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHIAROTTINO-RAMOZZI Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004.

DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas,1995.

DENZIN, N. K.; GIARDINA, M. D. Qualitative Inquiry and the Conservative Challenge. Walnut Creek: Left Coast Press, 2006.

DIAS FILHO, J. M.; MACHADO, L. H. B. Abordagens da pesquisa em contabilidade. Teoria avançada da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.

DIXON, K. Qualitative research in accounting: lessons from the field, Norway, 1996.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1977.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 1999.

JAPIASSU, H. O que é epistemologia. In. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

KUHN, T. A. Estrutura das Revoluções Científicas. S. Paulo, Perspectiva, 1962.

LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A.(org.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.

LEE, B.; HUMPHREY, C. More than a numbers game: qualitative research in accounting. Management Decision,v. 4, n.2, p.180-197,2006.

LEMAITRE, M. J. La Calidad Colonizada: universidad y globalizacion. Conferencia dictada en el Seminario. The End of Quality, organizado por la Universidad de Central England, Birmingham, U.K. en mayo de 2001.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.; Epistemologias do Século XX, EPU, São Paulo, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária. Tradução: Sandra T. Venezuela. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho.: Cortez; Brasília, DF: , 2003.

PARKER, L. D. Interpreting interpretive accounting research. Critical Perspectives on Accounting, v.19, n. 6, p.909-914, 2008.

PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: Por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

POPPER, K. S. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

PUTNAM, H. Reason, truth, and history. Cambridge: Cambridge University Press,1981.

REALE, G. ANTISERI, D. História del pensamiento filosofico y cientifico, v. III, Trad. De Juan A. Iglesias, Editorial Herder, Barcelona, 1988.

RAGO, M. O efeito Foucault na historiografia brasileira. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. São Paulo, v. 7, n 1-2, p. 67- 82,1995.

SILVEIRA, F. P. R. A.; OLIVEIRA, T.R.C.; PINHEIRO, L.; MENDONÇA, C.A.S.; KOCK, A. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, ENPEC, 8., 2011, Campinas. Anais... . Campinas: Abrapec, 2011. v. 1, p. 1 - 12. Disponível em: Acesso em: 02 fev. 2019.

SOUZA SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Published

2020-12-18

How to Cite

Martins, A. S. R., & Quintana, A. C. (2020). The epistemology of knowledge: reporting experience in the master of accounting. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–18. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922

Issue

Section

Relatos de Experiência