Introdução de metodologias práticas no ensino das Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9601Palabras clave:
Metodologias. Práticas no Ensino. Ciências Biológicas.Resumen
No intuito de obter uma resposta às questões relativas à aplicação de conteúdos práticos ao ensino de Biologias nas escolas, foi efetuado este trabalho, que compreendeu o relato de uma intervenção pedagógica ocorrida em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola no município de Almenara, MG, onde foi realizado a ministração de forma teórica e prática dos conteúdos das disciplinas das Ciências Biológicas, compreendendo os aspectos de definição, identificação, relação com humanos, metodologias e práticas laboratoriais. Obteve informações em uma avaliação de questionamentos verbais, apontado que 78,57% dos alunos que participaram da intervenção detinha conhecimento prévio do conteúdo, 46,42% desconhecia os benefícios dos microrganismos para o homem e 92,85% atribuíam aos microrganismos função especifica de patogenicidade, pode verificar que os estudantes se sentiam carentes em relação as metodologias práticas atreladas ao ensino teórico desta disciplina. Chegando a conclusão que é possível implementar ao ensino de Biologia metodologias praticas que auxiliarão o professor no ensino do conteúdo, tornando ainda mais prazeroso o processo de ensino desta disciplina.Descargas
Citas
APHA. Standard Methods for examination of water and wasterwater American public Health Association, American Water Works Association. Water Environmental Federation, 23. ed. Washington (2017).
BARBOSA E BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA E BARBOSA, L. P. J. L. Alternativas metodológicas em Microbiologia - viabilizando atividades práticas. Biologia e Ciências da Terra. v. 10 , n. 2, p. 134-143, jul./dez. 2010.
BOCK et. Al. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 3. ed. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2007.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. MEC, SEB, DICEI, Brasília: 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 1. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, L. M. L.; DINIZ R. E. S. A prática como fonte de aprendizagem e o saber da experiência: o que dizem professores de ciências e de biologia. Investigações em Ensino de Ciências. V. 6 n. 1, p79-96, 2001.
COUTINHO F. A.; MARTINS R. P.; VIEIRA M. C.- Contribuição da Filosofia da microbiologia para fundamentar a zona relacional do perfil conceitual de vida. Ensaio. v.14, n. 3, p. 51-64, 2012.
FRAGA, V. F. A postura do professor e as grandes questões humanas nas
GADOTTI M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva. v. 14 n. 2, p. 3-11, abr./jun. 2000.
GULARD A. O. F.; MAIA E. D. Educação pela pesquisa e letramento científico: Uma experiencia em ciências biológicas. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0454-1.pdf. Acesso em: 23 de Março de 2018.
LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Pesquisa em Síntese, v.14, n.52, p. 397-412, jul./set. 2006.
LOPES, A. O et. Al. Repensando a Didática: Planejamento do ensino numa pro3238@office2016.inkperspectiva crítica da educação.1. ed. Campinas: Papirus, 2014.
PESSOA, T. M. S.; MELO C, C. R.; SANTOS, D. R.; CARNEIRO, M. R. P. Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia Plena, v. 8, n. 4, 2012.
PIRES, D.; MORAIS A. M.; NEVES, I. Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação. v. 12 n. 2, p. 129-157, 2004.
SANTOS, N. G. R.; LUCENA, I. C. R. Avaliação diagnóstica: traçando caminhos para uma avaliação formativa. Polyphonía, v. 26 n.1, p. 307-313. jan./ jun. 2015.
SEARA, H. F.; PEREIRA, L. C. Proposta de avaliação diagnóstica em matemática para o programa sala de apoio à aprendizagem da SEED-PR. Cadernos PDE, Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_utfpr_mat_artigo_helenice_fernandes_seara.pdf. Acesso em: 02 de Dezembro de 2018.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).