Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9224

Palabras clave:

Prova. Demonstração. Geometria. Quadriláteros.

Resumen

Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado que analisa uma organização didática, cujas tarefas articulam provas e demonstrações geométricas, com intuito de minimizar as dificuldades de alunos de um curso de licenciatura em matemática relacionadas a quadrilátero. A organização envolveu tarefas de construções geométricas em um ambiente de papel e lápis, em que os alunos foram solicitados a construir figuras geométricas e justificar matematicamente as técnicas utilizadas. Neste texto, apresentamos as análises a priori e a posteriori que se apoiaram na Teoria Antropológica do Didático e na articulação entre os registros de representação. Concluímos que as tarefas se mostraram férteis para que os alunos pudessem efetuar conversões de representações de registros e coordenar as apreensões da figura, contribuindo assim para a (re)construção dos saberes/conhecimentos relativos a quadriláteros, prova e demonstração.

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Biografía del autor/a

Maridete Brito Cunha Ferreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Alagoinhas, Bahia, Brasil

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Atua nas áreas de Educação Matemática, Didática da Matemática e TIC.

Citas

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Publicado

2019-08-03

Cómo citar

Ferreira, M. B. C., & Almouloud, S. A. (2019). Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações. Horizontes - Revista De Educação, 7(13), 132–156. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9224

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo