A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo na formação inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8446

Palabras clave:

Situações didáticas. Função exponencial. Estágio supervisionado.

Resumen

O presente trabalho visa relatar os principais resultados da pesquisa de mestrado.Nesta pesquisa investigou-se o processo de aprendizagem dos estudantes de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade estadual na Bahia, durante as aulas da componente curricular estágio supervisionado. O objetivo é analisar como esses sujeitos mobilizam seus saberes matemáticos a respeito da função exponencial construídos durante a graduação e durante um projeto de intervenção na disciplina mencionada anteriormente. A questão de pesquisa que permeou a investigação foi: como organizações didáticas interferem na construção de conhecimentos/saberes de estagiários de Licenciatura em Matemática, sobre o conceito de função exponencial? Como metodologia, foi utilizada a engenharia didática de primeira geração. O quadro teórico foi composto pela Teoria das Situações Didáticas, e pela Teoria Antropológica do Didático. A construção das situações-problema apoiou-se nas atividades selecionadas dos livros didáticos analisados e no estudo histórico-epistemológico do objeto matemático função exponencial. Os dados foram coletados durante as atividades de experimentação, realizadas nas aulas teóricas de estágio curricular supervisionado, em uma universidade estadual na Bahia. A análise dos dados coletados permitiu identificar um conjunto de características positivas que evidenciam a influência da organização didática na construção e na consolidação dos saberes dos estudantes, sejam esses saberes matemáticos ou didáticos, sobre a função exponencial, contribuindo para a formação dos futuros professores da educação básica.

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Biografía del autor/a

Rita Lobo Freitas, Universidade do Estado da Bahia

Estágio de Doutoramento, Aix Marseille Université,Marseille-França (2017-2018).Doutoranda em Educação Matemática e Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP  Especialista em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias pela  Universidade de Brasília- UNB;Graduação em Licenciatura em Matemática pela  Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS ;Docente do quadro efetivo da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Campus I- Salvador, Atuando no Ensino, Pesquisa e Extensão na  graduação; Experiência  com Formação de Professores de Matemática  e da  Educação de Jovens e Adultos (EJA).;Membro do Grupo  de Pesquisa PEAMAT (PUC-SP) e da  Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).Estuda e pesquisa em didática da matemática.

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)/Programa de Estudos Pós Graduados em Educação matemática

SADDO AG ALMOULOUD CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992 - FRANCÇA. PROFESSOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRE. CONSULTOR AD HOC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO , DA CAPES, BOLSISTA PESQUISADOR DE CNPq, FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2007 À 2009 E DE 01/08/2013 A 31/07/2017. ATUALMENTE É VICE-COORDENADOR DO REFERIDO PROGRAMA. FOI COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2006 A 2017. PUBLICOU MAIS De 50 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5 CAPÍTULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU MAIS 77 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE 1996 E 2016. PARTICIPOU DE MAIS DE 200 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. É AVALIADOR DO PRÊMIO VICTOR CIVITA DESDE 2013. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS 70 COLABORADORES EM COAUTORIA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: ENSINO, APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, DEMONSTRAÇÃO, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOMETRIA DINÂMICA, TIC.

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Freitas, R. L., & Almouloud, S. A. (2017). A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo na formação inicial. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 152–181. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8446

Número

Sección

Educação Matemática