História do Grupo Escolar Elizeu Campos de Mirandiba-PE (1930-1990).

Autores/as

  • Tulane Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.6869

Palabras clave:

Grupo Escolar. História da Educação. Mirandiba. Pernambuco.

Resumen

O presente artigo é efeito da nossa dissertação de mestrado, que teve como um de seus objetivos historiar a gênese da educação pública na cidade de Mirandiba, localizada no sertão pernambucano. O Grupo Escolar Elizeu Campos foi inaugurado em 1934 e demolido em 1990, teve como aportes pedagógicos a tradicional cartilha e o método intuitivo, atrelados a rigidez proveniente do civismo e patriotismo, características dos grupos escolares em âmbito nacional. O Grupo Escolar Elizeu Campos institui-se por esforço do Coronel Elizeu Campos, personagem que também fundou a cidade juntamente com os quilombolas, índios e famílias andarilhas do pós-cangaço. Os entraves políticos que levaram a construção e demolição da instituição escolar foi a questão com a qual problematizamos este estudo, nos levando a ex-alunos, professores e literaturas que pudessem responder e reconstruir a história da educação em Mirandiba, e da primeira escola pública do local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, José Carlos Souza. As instituições escolares na primeira república: ou os projetos educativos em busca de hegemonia. In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

BUFFA, Ester. Os estudos sobre instituições escolares: organização do espaço e propostas pedagógicas. In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

CASTANHO, Sérgio. Institucionalização das instituições escolares: final do império e primeira república no Brasil. In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

CÓRDULA, Elisabeth. Distribuição e diversidade da caatinga no município de Mirandiba. Dissertação (Mestrado em Biologia) Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Pernanbuco: UFPE, 2008.

EDITORIAL, Revista Filosofia Ciência e Vida - Ética na Comunicação. Ética na Mídia: os necessários debates para um paradigma ético dos meios de comunicação. Editora Escala. Edição 118, 2017.

FAURE, Xavier Jean Charles. As lideranças quilombolas em Mirandiba, PE: novos mediadores conquistando espaços nas arenas locais de poder. Artigo. UFCG, 2015.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil, 2012. Edição digital disponível em: http://www.academia.edu/8401676/Coronelismo_Enxada_e_Voto. Acessado em 06/07/2015.

LUPORINI, Jussara Teresa. Instituições Escolares: Práticas. In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

MONARCHA, Calos. História da educação brasileira 9esboço da formação do campo). In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

NORONHA, Maria Olinda. Historiografia das instituições escolares: Contribuição ao debate metodológico. In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

PAOLIELLO-OLIVEIRA, Tomas Pacheco. Possibilidades teóricas e políticas de abordagem da questão étnica pela geografia. Anais... do XVI Encontro Nacional dos Geógrafos UFRJ, 2010.

PETERS, Ana. SCHNORR, Giselle. TAUSCHECK, Neusa. Descolonização de saberes e interculturalidade: a cultura cabloca, o conflito do contestado e seus ecos nos dias atuais. 2014.

PORCEL, Najar Roberto. República e Educação: as imagens arquitetônicas e jornalísticas do Grupo Escolar Barão de Monte Santo (Mococa-SP). Mestrado Educação, Sociedade, Política e Cultura UNICAMP, 2007.

RESENDE. Fernanda Mendes. O domínio das coisas: o método do intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas Republicanas. Mestrado em Educação/ Sociedade, Cultura e Educação UFMG, 2002.

REZENDE, Antônio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cotez: Autores Associados. (Coleção Polêmica do Nosso Tempo. V. 38), 1990. 96 p.

REZENDE, Antônio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cotez: Autores Associados. (Coleção Polêmica do Nosso Tempo. V. 38), 1990. 96 p.

RÖHR, Ferdinand Interculturalidade e formação humana: contribuições de Martin Buber. p.123- 130. In: CARVALHO, Adalberto Dias de. Interculturalidade, educação e encontro de pessoas e povos, 2014.

SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares. In: SAVIANI, Dermeval. [et al.], (Orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

SOUZA, Rosa Fátima de. ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947). Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 18 n. 43 maio/ago., 2014 p. 13-32.

SOUZA, Tulane Silva de. “Mirandiba 100 anos de história e política: 1912-2012”. TCC em Comunicação Social – Jornalismo. Recife: Ed. Univerrsitária da UFPE, 2013.

VILLELA. Heloisa de O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. Coleção Historial.

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Souza, T. S. de. (2018). História do Grupo Escolar Elizeu Campos de Mirandiba-PE (1930-1990). Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 159–180. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.6869

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo