Infância, gênero, brinquedos e brincadeiras de meninos e meninas

Autores/as

  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Edilaine de Mello Macedo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palabras clave:

Crianças. Relações de gênero. Educação Infantil.

Resumen

O artigo traz uma investigação cujo objetivo foi conhecer e compreender a forma de construir as relações entre as crianças, seus brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Realizaram-se estudos bibliográficos sobre infância, brinquedos, brincadeiras e gênero; e observação de caráter etnográfico em Pré-Escola do distrito de Indápolis/Dourados/MS. Verificou-se a presença de poucos brinquedos, mas era permitido às crianças levarem-nos de casa. Os meninos brincavam de carrinhos, tratores e colheitadeiras, representando seu cotidiano de crianças da zona rural. As meninas brincavam de casinha, montar prédios e construir utensílios de casa. Em contrapartida, presenciaram-se crianças brincando juntas, transgredindo o que a sociedade considera predeterminado para cada gênero, e concluiu-se que meninos e meninas podem se relacionar de maneiras não sexistas, possibilitando relações de gênero mais igualitárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Associada da FAED-UFGD; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC). Orientadora desta Pesquisa (CNPq/FUNDECT).

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Assistente da FAED-UFGD; Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC). Coorientadora desta Pesquisa (CNPq/FUNDECT).

Edilaine de Mello Macedo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC). Bolsista de Iniciação Científica/PIBIC.

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Sarat, M., Campos, M. I., & Macedo, E. de M. (2017). Infância, gênero, brinquedos e brincadeiras de meninos e meninas. Horizontes - Revista De Educação, 4(7), 121–134. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5907

Número

Sección

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica