Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores

Autores/as

  • Cicília Rodrigues Monteiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palabras clave:

Letramento. Narração de histórias. Formação de professores.

Resumen

Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Para tanto, as primeiras ações docentes realizadas foram narrações de histórias. O trabalho foi organizado em várias etapas: pesquisa e seleção de histórias infantis; análise dos textos narrativos selecionados; pesquisa e seleção de recursos didáticos para serem confeccionados para a narração de cada história; produção dos recursos selecionados; pesquisa sobre os autores das histórias selecionadas; ensaio para a execução das narrações; organização de cronogramas; implementação das narrações nas escolas; diálogo sobre as histórias; realização de atividades a partir/sobre a história narrada. A experiência do trabalho relatado revelou que projetos desta natureza fortalecem a formação inicial de professores para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cicília Rodrigues Monteiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Maringá. Aluna do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (2013-2015). Bolsista CAPES (2013-2015). Bolsista do Programa de Bolsa Iniciação a Docência - PIBID (2010-2012). Desenvolveu projeto de iniciação cientifica intitulado: Alfabetização e letramento: Um olhar para Revista Criança.

Publicado

2014-12-18

Cómo citar

Monteiro, C. R. (2014). Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores. Horizontes - Revista De Educação, 2(3), 109–112. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3251

Número

Sección

Relatos de Experiência