Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial

Autores/as

  • Care Cristiane Hammes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palabras clave:

Geografia. Alfabetização espacial. Educação especial.

Resumen

O artigo objetiva discutir a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que vive, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido.

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Biografía del autor/a

Care Cristiane Hammes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pela UFMS. Mestre em educação pela UNISINOS. Bolsista CAPPES. Atuou como professora dos cursos de Pedagogia. Geografia, Letras, Enfermagem, Física da UEMS.

Publicado

2014-07-16

Cómo citar

Hammes, C. C. (2014). Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial. Horizontes - Revista De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/2029

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo