Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16599

Palabras clave:

Desigualdade educacional, Educação Profissional, Permanência e êxito

Resumen

A educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL, Decreto nº 2208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei nº 9394/96. Diário Oficial da União, 18/04/1997, seção 1, p. 7760. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Decreto nº 5154/04. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília/DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/ arquivos/pdf3/decreto>. Acesso em: 20 de fev. de 2021

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 08 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-

/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 04 abr. 2020.

CENEVIVA, R.; BRITO, M. M. A. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: ARRETCHE, M. Trajetórias das desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 59-108.

CHAVES, Antônia S. F. Desvelando a permanência das/dos estudantes cotistas e/ou bolsistas do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da bahia (ifba) / campus salvador. Dissertação (Mestrado). PPGEDUC/ UNEB, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/ São Paulo : Paz e Terra, 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 1129-1152, Oct. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300023&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023.

GENTILI, Pablo. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educ.Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1059-1079, Dec. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400007&lng=en&nrm=iso>.

access on 01 Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400007.

GUIMARAES, A. S. CASTRO, N. A. AGIER, M. Imagens e identidades do trabalho. São Paulo: Hucitec/Orstron, 1985.

MIRANDA, Vanessa Mutti de Carvalho. Mulher na eletromecânica: uma questão de identidade? XXXI Congreso Alas Ururugay 2017. Pesquisado no site: <https://www.easyplanners.net/alas2017/opc/tl/3533_vanessa_mutti_de_carvalho_miranda.pdf> acessado em

mar2021.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educ. Soc., Campinas , v. 23, n. 78, p. 15-35, Apr. 2002 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200003&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Mar. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200003.

QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. Universidade e desigualdade: brancos e negros no ensino superior. Brasília : Liber Livro Ed., 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

.

SILVA, Naiaranize Pinheiro. Os alunos da Escola Técnica Federal e a Participação na política estudantil nos anos de 1979 a 1989 em Salvador. Dissertação (Mestrado), FFCH/UFBA, 2009.

SILVA, Naiaranize Pinheiro. Juventude e escola: a constituição dos sujeitos de direito no contexto das Políticas de Ações Afirmativas. Tese de doutorado. FACED/UFBA, 2016.

SOUZA, Jessé de. A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato Leya: Rio de Janeiro, 2017.

Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Silva, N. P. da, Brito, S. A., Chaves, A. do S. F., & Miranda, V. M. de C. (2022). Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador. Horizontes - Revista De Educação, 11(18), 80–102. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16599

Número

Sección

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL