A experiência fotográfica “Peles Presentes”: Cor(romper) as linhas abissais

Color (break through) the abyssal lines

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16595

Palabras clave:

Sociologia da Imagem, linhas abissais, pós-colonialismo

Resumen

Este texto buscar apresentar a experiência do projeto de extensão, intitulado “Exposição Fotográfica Peles Presente”, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados/NEAB/UFGD em conjunto com o curso de Psicologia e com a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras/FACALE da mesma Universidade. A leitura tem fundamento na sociologia da imagem, a partir da abordagem epistemológica do “Sul”, teorização de Boaventura de Sousa Santos. Discute-se como tal experiência imagética de negros e negras que habitam o universo acadêmico, corrompem as configurações essencializadas que desincorpora as memórias, ashistoriografias, os saberes e as existências da negritude, bem como, a fotografia se transforma em silêncios insurgentes que pronunciam enunciados estéticos-imagéticos e corrompem a lógica das linhas abissais da sociedade e do conhecimento cientifico.

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Biografía del autor/a

Claudia Cristina Ferreira Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados

Luci Ana Lima Souza, UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFGD,
Técnica de Laboratório da Faculdade de Comunicação,
Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados/FACALE/UFGD

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Carvalho, C. C. F., & Souza, L. A. L. (2022). A experiência fotográfica “Peles Presentes”: Cor(romper) as linhas abissais: Color (break through) the abyssal lines. Horizontes - Revista De Educação, 11(18), 7–25. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16595

Número

Sección

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL