Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284Palabras clave:
Cultura científica. BNCC. Ciências da Natureza. Ensino Médio.Resumen
Nesta pesquisa, analisamos elementos que constituem a cultura científica e a incorporação social da ciência com vistas às implicações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Ciências da Natureza para o ensino médio. Desenvolvida em um curso de uma instituição pública federal localizada na Amazônia Legal, possui tessitura da abordagem qualitativa e do protocolo de estudo de caso. Para coleta e análise das informações, utilizamos questionários e os aportes teóricos da BNCC, materiais empíricos tratados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam condicionantes de uma cultura científica a ser consolidada ainda na educação básica por meio da difusão científica, como meio de potencializar a prática e os saberes locais dos estudantes, bem como a formação para a autonomia discente, a busca de práticas diversificadas e, sobretudo, a incorporação social da ciência na perspectiva de um estudante mais ativo, reflexivo, crítico e atuante em sociedade.
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