O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065

Palabras clave:

Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.

Resumen

Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Ricci Molina, Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Doutora em Educação

Roberta Ricci Molina, Escola Miró - Ribeirão Preto

Especialista em Artes (SENAC/SP).

Citas

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) • Volume 12 Número 2 Julho/Dezembro, p. 469-475, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: artes. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

GOSTROWER, Faya. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1977.

MOLINA, Roberta R. A arte conduz o ensino de arte. Disponível em: http://betaricci.blogspot.com.br/2012/05/arte-conduz-o-ensino-de-arte.html. Acesso em 24/maio/2015.

PAPALIA, D. e FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, Jean e INHELDER, B. A psicologia da criança. Editora Difel, 1982

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Molina, A. M. R., & Molina, R. R. (2020). O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 317–329. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065

Número

Sección

Relatos de Experiência