Análise do modelo didático de licenciados em Matemática da Secretária Regional de Educação (SRE) da Rede Estadual de Minas

Autores/as

  • Ronan Gonçalves Bezerra Universidade Estadual de Minas Gerais.
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA) http://orcid.org/0000-0001-8332-5414

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9541

Palabras clave:

Modelo Didático. Formação de professores. Licenciatura em Matemática. Formação continuada.

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar o Modelo Didático (GARCÍA PÉREZ, 2000) de docentes recém-formados em Matemática a partir da análise do Grau de Hibridismo (GH) e do Grau de Coerência (GC). Para tanto, optamos por fazer um recorte considerando vinte (20) docentes recém-formados que atuam em instituições de ensino público da Rede Estadual de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um questionário proposto por Santos Jr. (2009) e os parâmetros construídos por Ayres-Pereira (2013). Em relação ao GH, os resultados indicam que os modelos didáticos da maioria dos docentes participantes da pesquisa são extremamente híbridos, com o GH maior que 2,0. Já em relação ao GC foi possível verificar que este grau é extremamente baixo. Concluímos que a análise de tais resultados pode subsidiar as redes de ensino na proposição de ações de formação continuada com vistas a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Ronan Gonçalves Bezerra, Universidade Estadual de Minas Gerais.

Licenciado em Matemática pela Universidade de Franca. Licenciando em Química pela Universidade Estadual de Minas Gerais.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Bezerra, R. G., & Tinti, D. da S. (2018). Análise do modelo didático de licenciados em Matemática da Secretária Regional de Educação (SRE) da Rede Estadual de Minas. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 46–61. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9541

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo