Por que você se inscreveu pelas cotas raciais?

Autores/as

  • Irení Aparecida Moreira Brito Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Integrante do GEPRAFE-UFGD, do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS - CEPEGRE-UEMS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estudos Culturais, Semióticos e Fronteiriços – GESC-UEMS.
  • Reinaldo Antonio Valentim Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor da Educação Básica. Membro do Grupo de pesquisa Geprafe- Grupo de Pesquisa em Estudo e Pesquisa Educação, Relações étnico-raciais , e do CEPEGRE- centro de estudo, pesquisa e extensão em educação, gênero, raça e etnia

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9183

Palabras clave:

Educação superior. Cotas raciais. Identidade.

Resumen

Nos últimos anos, diversas universidades públicas instituíram diferentes políticas para o acesso à educação superior no Brasil. Nesse contexto, a política de cotas instituída como uma ação afirmativa para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, oriundos do sistema público de ensino, passou a ser uma estratégia de promoção desses segmentos que, historicamente, ficaram alijados do processo Educacional. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS - foi uma das primeiras universidades brasileiras a implantar o sistema de cotas para ingresso de alunos na graduação. Nos processos seletivos dessa Instituição, são reservadas 10% das vagas para indígenas e 20% para negros. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é analisar as motivações apresentadas pelos candidatos negros (pretos e pardos) ao optarem por concorrer pelo sistema de cotas na referida Universidade. Para esta análise, utilizamos como corpus anotações de campo, coletadas durante as entrevistas realizadas como os candidatos, nos processos seletivos do ano de 2015 e 2016. O aparato teórico-metodológico utilizado está ancorado nos estudos referentes às políticas de ações afirmativas na educação superior.

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Citas

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Brito, I. A. M., & Valentim, R. A. (2018). Por que você se inscreveu pelas cotas raciais?. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 129–140. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9183

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo