Experiências democráticas e Educação Infantil: um olhar para as vivências do Espaço Mitã

Autores/as

  • Vinícius Bozzano Nunes Universidade Estadual Paulista – UNESP - Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9182

Palabras clave:

Educação Infantil. Educação Alternativa. Democracia.

Resumen

Neste texto, trata-se o tema da democracia em processos formativos dentro do espaço da educação infantil escolar. Essa abordagem não é genérica, parte de um olhar dirigido para as vivências dos momentos de concepção, constituição e consolidação do Espaço Mitã, lugar de exploração de experiências educativas alternativas situado em Dourados-MS. O objetivo aqui proposto foi o de identificar a manifestação de práticas democráticas nesse espaço. Para tanto, lançou-se mão de uma abordagem descritiva, relatando as experiências promovidas no Mitã. A leitura desses dados foi feita por um viés teórico-epistemológico interpretativista. A base teórica para essa interpretação adveio principalmente dos conceitos de democracia deliberativa, agir comunicativo e educação democrática. Para iluminar a experiência relatada, foram elencadas outras importantes iniciativas realizadas dentro e fora do Brasil. Por fim, fica destacada na experiência do Espaço Mitã sua singularidade quanto à construção das praticas democráticas em relação às demais experiências, ao passo que se evidencia sua universalidade na busca por contribuir em processos de emancipação humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: Fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo, 1: Racionalidade da ação e racionalização social. Tradução Paulo Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade, volume I. Trad. Flavio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

MOUFFE, Chantal. Por um modelo agonístico de democracia. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 25, Nov., 2005. Disponível em: http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782005000200003. Acesso em: 14 Jun. 2018.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. 4 ed. São Paulo: Summus, 1994. (originalmente publicado em 1932).

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 24 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

TOLSTOI, Leon. Obras pedagógicas. Tradução de J.M. Milhazes Pinto. Moscou: Edições Progresso, 1988.

VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Política e Gestão da Educação. Goiânia, v.23, n.1, p. 53-69, Jan./Abr., 2007. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/rbpae /article/view/19013. Acesso em: 4 de Jul. 2018.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Nunes, V. B. (2018). Experiências democráticas e Educação Infantil: um olhar para as vivências do Espaço Mitã. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 169–180. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9182

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo