Estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas com deficiência e a importância de uma rede de apoio no fortalecimento da resiliência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8471Palabras clave:
Resiliência. Educação emocional. Pessoa com deficiência.Resumen
Este trabalho tem por finalidade proporcionar uma reflexão acerca da superação que muitas pessoas com deficiência alcançam diante das suas limitações. Partimos do pressuposto de que ao receber o diagnóstico, o paciente e sua família sentem um impacto emocional e social. Elegemos como objetivo geral compreender como algumas pessoas, com deficiências de tipos diferentes, lidam com suas limitações. Participaram deste estudo, duas pessoas com deficiência física, com 42 e 36 anos, duas com cegueira, 16 e 51 anos, e duas surdas, 34 e 27 anos. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizamos um questionário com questões abertas onde os participantes puderam formular livremente suas respostas. A partir dos resultados, concluímos que os participantes demonstraram, na maioria das vezes, atitudes condizentes a uma postura fortemente resilientes e que sempre houve pessoas e instituições que os apoiaram, inclusive professores passaram a ser seus tutores de resiliência de alguns deles.
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