Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades

Autores/as

  • Silvana Matos Uhmann Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8256

Palabras clave:

Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.

Resumen

O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Matos Uhmann, Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora de Libras e Educação Inclusiva do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Iear, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda e mestre em Educação nas Ciências, área Educação Especial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Possui Pós-Graduação em docência em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, pela Unintese. É graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência como professora de Atendimento Educacional Especializado de alunos com deficiência e atua principalmente nos seguintes temas: Libras e Educação de Surdos, Educação Especial e Inclusiva, Diferença, Formação de professores na perspectiva da inclusão.

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

CARVALHO, R.E. Educação Inclusiva: Com os pingos nos ‘’is’’. 5 ed. Porto Alegre, 2007.

GUILLOT, Gérart. O resgate da autoridade em educação. 1. ed. Porto Alegre, RS: Armet, 2008.

LEONARDO, Miguel. Noções elementares da pesquisa científica. 1. ed. Serra Talhada: Esdras Graphic, 2002.

MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 1. ed. Ijuí: Unujuí, 2006.

MORI, N. N. R. Alunos especiais inseridos em classes regulares. In: MARQUEZINE, M. C. et al. (Org.) Inclusão. 1. ed. Londrina, PR: EDUEL, 2003.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

OMOTE, S. Inclusão à realidade. In: OMOTE, S. (Org). Inclusão: intenção e realidade. 1. ed. Marília: Fundepe, 2004. p. 1-9.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Uhmann, S. M. (2018). Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 19–32. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8256

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo