Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8256Palabras clave:
Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.Resumen
O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CARVALHO, R.E. Educação Inclusiva: Com os pingos nos ‘’is’’. 5 ed. Porto Alegre, 2007.
GUILLOT, Gérart. O resgate da autoridade em educação. 1. ed. Porto Alegre, RS: Armet, 2008.
LEONARDO, Miguel. Noções elementares da pesquisa científica. 1. ed. Serra Talhada: Esdras Graphic, 2002.
MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 1. ed. Ijuí: Unujuí, 2006.
MORI, N. N. R. Alunos especiais inseridos em classes regulares. In: MARQUEZINE, M. C. et al. (Org.) Inclusão. 1. ed. Londrina, PR: EDUEL, 2003.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
OMOTE, S. Inclusão à realidade. In: OMOTE, S. (Org). Inclusão: intenção e realidade. 1. ed. Marília: Fundepe, 2004. p. 1-9.
SAVATER, Fernando. O valor de educar. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).