INTERLOCUÇÕES ENTRE OS ESTUDOS CULTURAIS E A DECOLONIALIDADE
UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA TEKO ARANDU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Palabras clave:
Decolonialidade, Currículo, Formação de Professores IndígenasResumen
Este artigo, traz uma discussão sobre as aproximações da perspectiva decolonial e dos Estudos Culturais, frente ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) implantada no ano de 2006. A metodologia foi estruturada a partir da concepção das pesquisas pós-críticas em educação. O objetivo foi demonstrar a presença do caráter decolonial, no que se refere ao currículo. Compreendemos que o PPC (2006), trabalhou conceitos e fundamentos firmantes com seus acadêmicos que estão atuando nas escolas indígenas, multiplicando o pensamento decolonial e a emancipação do pensamento eurocêntrico através do fortalecimento do vínculo, além da compreensão das marcas históricas deixadas nos povos indígenas pela tentativa de apagamento de sua existência, bem como “olhares” outros para os acadêmicos na constituição de suas identidades individuais e coletivas que decorrem da subjetividade discursiva desses sujeitos.
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