Ritos de iniciação e educação formal em Moçambique: um diálogo possível para o fim da violência contra as mulheres?

A POSSIBLE DIALOGUE TO END VIOLENCE AGAINST WOMEM?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16596

Palabras clave:

Violência contra a mulher, Diálogo Ritos de Iniciação/educação formal, Valores éticos-morais.

Resumen

A crescente intolerância e violência contra as mulheres em Moçambique desafia-nos a questionar quando e como perdemos os valores éticos presentes em algumas práticas culturais “tradicionais”. Durante o colonialismo histórico, estas práticas foram consideradas barbárie, por isso, deviam ser eliminadas. Atualmente, alguns discursos feministas, dos ativistas dos direitos humanos e das ONG´16s nacionais e internacionais são também apologistas dessa eliminação por considerá-las opressoras para as mulheres. Apesar dessa pressão, estas práticas continuam presentes na sociedade, não só pela sua importância identitária étnica-social, mas também pela complexa dimensão ética que carregam. Neste texto pretendemos ensaiar, a partir da articulação dos valores éticos transmitidos nos ritos de iniciação femininos e masculinos Yao com os escolares, uma sociedade em que as mulheres têm agência e são livres de violência.

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Machava, P., & Cimalawoonga, R. (2022). Ritos de iniciação e educação formal em Moçambique: um diálogo possível para o fim da violência contra as mulheres? : A POSSIBLE DIALOGUE TO END VIOLENCE AGAINST WOMEM?. Horizontes - Revista De Educação, 11(18), 26–42. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16596

Número

Sección

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL