Las labores de enseñanza y el licenciatario computer
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103Palabras clave:
Trabajo docente. Desarrollo profesional. Licenciada en Informática.Resumen
El trabajo docente es un tema recurrente en la investigación educativa. Términos como identidad profesional, profesionalización, profesionalismo y valorización profesional son ampliamente utilizados en discusiones y reflexiones sobre el desarrollo de la labor docente. El propósito de este artículo es reflexionar sobre la labor docente del Licenciado en Informática en entornos escolares. A través de la reflexión teórica, la metodología utilizada fue una revisión bibliográfica basada en lecturas de artículos, capítulos de libros y algunos documentos relacionados con la asignatura de Informática. El Licenciatario Informático es un profesional con formación docente que le permite ejercitar sus habilidades y competencias en entornos escolares y no escolares, sin embargo los espacios escolares que ocupan son aún muy escasos o ocupados por otros docentes de otras áreas del conocimiento.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 28 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 05, de 16 de novembro de 2016. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 25 out. 2017.
CASAGRANDE, Marilsa Paula; CAINELLI, Marlene. O professor e a escola: mudanças e permanências frente aos desafios da modernidade. Revista NUPEM, v. 7, n. 12, p. 163-181, 2015. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/482/465. Acesso em: 04 set. 2018.
DE SOUZA DIAS, Deise et al. DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO/The pains and the delights of teaching work: a analysis of work. Trabalho & Educação-ISSN 1516-9537, v. 22, n. 2, p. 169-181, 2013. Disponível em
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942. Acesso em: 30 out. 2018.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 2011. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/541. Acesso em: 14 ago. 2018.
LINHARES, Ronaldo Nunes; LINHARES, Maria Conceição Silva. Educação e Comunicação na sociedade digital: luz e sombras que espelham as vias dicotômicas entre regulação e a emancipação. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 245-268, 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização. Retratos da escola, v. 2, n. 2/3, 2012. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122/225. Acesso em: 23 out. 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?. Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, 2013. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5122/4100. Acesso em: 14 ago. 2018.
SANTOS, Rosemary. A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA E A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 153-174, 2018. Disponível em: http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/19965/10646. Acesso em: 02 out. 2018.
VALENTE, José Armando. Integração do Pensamento Computacional no currículo da Educação Básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/766/76647706006.pdf. Acesso em 28 out. 2017.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’Avila Cristina (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-21.
VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel. Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 111-132, 2018. Disponível em https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/3344/158. Acesso em: 13 fev. 2019.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
ZORZO, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. ISBN 978-85-7669-424-3.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).