O trabalho docente e o licenciado em computação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103

Keywords:

Trabalho docente. Desenvolvimento profissional. Licenciado em Computação.

Abstract

O trabalho docente é um tema recorrente nas pesquisas em Educação. Termos como identidade profissional, profissionalização, profissionalidade e valorização profissional são amplamente utilizados nas discussões e reflexões sobre o desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo deste artigo é refletir sobre trabalho docente do Licenciado em Computação nos ambientes escolares. Por meio da reflexão teórica, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica baseado nas leituras de artigos, capítulos de livros e alguns documentos referentes ao curso de Licenciatura em Computação. O Licenciado em Computação é um profissional com formação docente que lhe permite exercer suas habilidades e competências em ambientes escolares e não escolares, todavia os espaços escolares por eles ocupados ainda são muito escassos ou ocupados por outros docentes de outras áreas de conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Regina Tinós Peviani, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Computação (UFMS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS - Brasil

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora Doutora, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS - Brasil.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 28 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 05, de 16 de novembro de 2016. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 25 out. 2017.

CASAGRANDE, Marilsa Paula; CAINELLI, Marlene. O professor e a escola: mudanças e permanências frente aos desafios da modernidade. Revista NUPEM, v. 7, n. 12, p. 163-181, 2015. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/482/465. Acesso em: 04 set. 2018.

DE SOUZA DIAS, Deise et al. DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO/The pains and the delights of teaching work: a analysis of work. Trabalho & Educação-ISSN 1516-9537, v. 22, n. 2, p. 169-181, 2013. Disponível em

https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942. Acesso em: 30 out. 2018.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 2011. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/541. Acesso em: 14 ago. 2018.

LINHARES, Ronaldo Nunes; LINHARES, Maria Conceição Silva. Educação e Comunicação na sociedade digital: luz e sombras que espelham as vias dicotômicas entre regulação e a emancipação. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 245-268, 2018.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização. Retratos da escola, v. 2, n. 2/3, 2012. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122/225. Acesso em: 23 out. 2018.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?. Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, 2013. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5122/4100. Acesso em: 14 ago. 2018.

SANTOS, Rosemary. A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA E A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 153-174, 2018. Disponível em: http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/19965/10646. Acesso em: 02 out. 2018.

VALENTE, José Armando. Integração do Pensamento Computacional no currículo da Educação Básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/766/76647706006.pdf. Acesso em 28 out. 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’Avila Cristina (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-21.

VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel. Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 111-132, 2018. Disponível em https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/3344/158. Acesso em: 13 fev. 2019.

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

ZORZO, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. ISBN 978-85-7669-424-3.

Published

2020-12-18

How to Cite

Peviani, C. R. T., & Paniago, M. C. L. (2020). O trabalho docente e o licenciado em computação. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103

Issue

Section

Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality