O trabalho docente e o licenciado em computação
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103Keywords:
Trabalho docente. Desenvolvimento profissional. Licenciado em Computação.Abstract
O trabalho docente é um tema recorrente nas pesquisas em Educação. Termos como identidade profissional, profissionalização, profissionalidade e valorização profissional são amplamente utilizados nas discussões e reflexões sobre o desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo deste artigo é refletir sobre trabalho docente do Licenciado em Computação nos ambientes escolares. Por meio da reflexão teórica, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica baseado nas leituras de artigos, capítulos de livros e alguns documentos referentes ao curso de Licenciatura em Computação. O Licenciado em Computação é um profissional com formação docente que lhe permite exercer suas habilidades e competências em ambientes escolares e não escolares, todavia os espaços escolares por eles ocupados ainda são muito escassos ou ocupados por outros docentes de outras áreas de conhecimento.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 28 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 05, de 16 de novembro de 2016. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 25 out. 2017.
CASAGRANDE, Marilsa Paula; CAINELLI, Marlene. O professor e a escola: mudanças e permanências frente aos desafios da modernidade. Revista NUPEM, v. 7, n. 12, p. 163-181, 2015. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/482/465. Acesso em: 04 set. 2018.
DE SOUZA DIAS, Deise et al. DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO/The pains and the delights of teaching work: a analysis of work. Trabalho & Educação-ISSN 1516-9537, v. 22, n. 2, p. 169-181, 2013. Disponível em
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942. Acesso em: 30 out. 2018.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 2011. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/541. Acesso em: 14 ago. 2018.
LINHARES, Ronaldo Nunes; LINHARES, Maria Conceição Silva. Educação e Comunicação na sociedade digital: luz e sombras que espelham as vias dicotômicas entre regulação e a emancipação. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 245-268, 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização. Retratos da escola, v. 2, n. 2/3, 2012. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122/225. Acesso em: 23 out. 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?. Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, 2013. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5122/4100. Acesso em: 14 ago. 2018.
SANTOS, Rosemary. A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA E A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 153-174, 2018. Disponível em: http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/19965/10646. Acesso em: 02 out. 2018.
VALENTE, José Armando. Integração do Pensamento Computacional no currículo da Educação Básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/766/76647706006.pdf. Acesso em 28 out. 2017.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’Avila Cristina (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-21.
VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel. Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 111-132, 2018. Disponível em https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/3344/158. Acesso em: 13 fev. 2019.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
ZORZO, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. ISBN 978-85-7669-424-3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).