A institucionalização do MOODLE como estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10214

Palabras clave:

Institucionalização da Educação a Distância (EaD), Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Ensino Híbrido.

Resumen

O presente estudo analisa o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da implementação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para os cursos de graduação presenciais. O objetivo central desta investigação é analisar de que forma a institucionalização do Moodle se constituiu como uma estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais. Os dados sobre a institucionalização da EaD fazem parte de uma pesquisa interinstitucional realizada no período de 2016 a 2018 apoiada pelo CNPq. A base empírica das análises de uso do Moodle está respaldada em documentos e relatórios institucionais do ano de 2019, além de um questionário aplicado aos professores que trabalharam com o Moodle nos cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de 2019. As percepções e análises apontam que o processo de institucionalização da EaD ter tencionado a implementação do Moodle nos cursos presenciais, fomentou o trabalho pedagógico na perspectiva da aprendizagem híbrida. O perfil dos professores demonstra um potencial de inovação das práticas pedagógicas, pois se mostraram disponíveis para encarar o desafio da gestão da sala de aula virtual, para além de todas as responsabilidades pedagógicas no desenvolvimento das aulas presenciais. Trabalhar na perspectiva da aprendizagem híbrida é um desafio que não depende apenas da vontade do professor, mas de um conjunto de ações institucionais e um clima institucional que seja favorável à inovação pedagógica e que tenha como princípio norteador o sucesso na aprendizagem dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Faz parte Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Tecnologias - ForTec/Puc-Rio. Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais e educação a distância. Google Certified Educator Nivel 2 (2019). Atualmente é Chefe de Divisão de Educação a Distância da Secretaria Especial de Educação a Distância - SEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Carina Elisabeth Maciel é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. E licenciada em Pedagogia pela UFMS em 1991. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Foi coordenadora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) seção Mato Grosso do Sul (2015-2017 e 2017-2019). Atualmente atua como vice-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) representando a Região Centro-Oeste (2019-2021).

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Riedner, D. D. T., & Maciel, C. E. (2019). A institucionalização do MOODLE como estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 56–79. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10214

Número

Sección

Institucionalização da EaD na instituição pública de ensino superior: políticas, planejamentos e tecnologias