A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191Palabras clave:
Ensino Superior. Institucionalização da EaD. UDESC.Resumen
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o processo de institucionalização da modalidade a distância na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, a partir da história do Centro de Educação a Distância – CEAD criado em 2002. Iniciamos com uma breve reflexão sobre a educação a distância nas universidades públicas brasileiras nas últimas décadas e, na sequência, apresentamos os marcos legais que têm apoiado o processo de institucionalização da EAD na UDESC, com destaque à política de EAD da UDESC aprovada em 2014 e sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UDESC do período de 2017 a 2021 e com as novas diretrizes do ensino de graduação elaboradas em 2019. Para finalizar o relato, apontamos as conquistas e alguns desafios que ainda envolvem a modalidade a distância na instituição.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5800/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, 2006.
GIOLO, Jaime. Educação a distância: distância entre o público e o privado. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, out.-dez. 2010, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/12.pdf. Acesso em: 13 abr. 2014.
MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. R. Educ. Públ., Cuaiabá, v.25, n.59/2, p. 432.454, 2016.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Resolução Nº 106/2014 – CONSUNI - Dispõe sobre a Política de Educação a Distância na UDESC. Disponível em: http://secon.udesc.br/consuni/resol/2014/106-2014-cni.pdf Acesso em 02 jan. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).