A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC

Autores/as

  • Roselaine Ripa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191

Palabras clave:

Ensino Superior. Institucionalização da EaD. UDESC.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o processo de institucionalização da modalidade a distância na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, a partir da história do Centro de Educação a Distância – CEAD criado em 2002. Iniciamos com uma breve reflexão sobre a educação a distância nas universidades públicas brasileiras nas últimas décadas e, na sequência, apresentamos os marcos legais que têm apoiado o processo de institucionalização da EAD na UDESC, com destaque à política de EAD da UDESC aprovada em 2014 e sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UDESC do período de 2017 a 2021 e com as novas diretrizes do ensino de graduação elaboradas em 2019. Para finalizar o relato, apontamos as conquistas e alguns desafios que ainda envolvem a modalidade a distância na instituição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roselaine Ripa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina, no Centro de Educação a Distância. De 2016 até a presente data responde pela Direção de Ensino de Graduação do CEAD. É líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5800/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, 2006.

GIOLO, Jaime. Educação a distância: distância entre o público e o privado. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, out.-dez. 2010, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/12.pdf. Acesso em: 13 abr. 2014.

MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. R. Educ. Públ., Cuaiabá, v.25, n.59/2, p. 432.454, 2016.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Resolução Nº 106/2014 – CONSUNI - Dispõe sobre a Política de Educação a Distância na UDESC. Disponível em: http://secon.udesc.br/consuni/resol/2014/106-2014-cni.pdf Acesso em 02 jan. 2017.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Ripa, R. (2020). A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–17. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191

Número

Sección

Relatos de Experiência