The institutionalization of Ead in public universities: an experience report from UDESC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191Keywords:
University education. Institutionalization of distance education. Distance Education. UDESC.Abstract
This work aims to present the institutionalization process of distance learning at the Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, based on the history of the Centro de Educação a Distância - CEAD created in 2002. We begin with a brief reflection on education at distance in Brazilian public universities in the last decades and, next, we present the legal frameworks that have supported the process of institutionalization of distance education in UDESC, with emphasis on the distance education policy of UDESC approved in 2014 and its relationship with the Institutional Development Plan of UDESC from 2017 to 2021 and with the new guidelines for undergraduate education developed in 2019. To conclude the report, we point out the achievements and some challenges that involve distance learning at the institution.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5800/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, 2006.
GIOLO, Jaime. Educação a distância: distância entre o público e o privado. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, out.-dez. 2010, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/12.pdf. Acesso em: 13 abr. 2014.
MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. R. Educ. Públ., Cuaiabá, v.25, n.59/2, p. 432.454, 2016.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Resolução Nº 106/2014 – CONSUNI - Dispõe sobre a Política de Educação a Distância na UDESC. Disponível em: http://secon.udesc.br/consuni/resol/2014/106-2014-cni.pdf Acesso em 02 jan. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).