A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035

Palabras clave:

Ensino Fundamental. Avaliação Educacional. Aprendizagem. Concepção.

Resumen

A presente pesquisa investigou as concepções de avaliação que predominam no âmbito escolar, tendo como sujeitos os docentes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual na cidade de Dourados / MS. A pesquisa inicialmente se deu por meio de análise bibliográfica sobre a temática, em seguida aplicamos questionário com o propósito de analisar em que medida os pressupostos da literatura se confirmam na prática. As leituras indicam que em geral os professores tem concepções equivocadas em relação à avaliação e usualmente não a compreendem como parte do processo de aprendizagem, pautados em princípios tradicionais ou em compreensões restrita sobre o próprio conceito de avaliação. Os resultados demonstraram que os docentes apresentam percepções homogêneas sobre a avaliação. Tais, resultados, longe de serem conclusivos, ajudam a compreender quais os conceitos que embasam a prática docente no momento de avaliar o seu aluno e a quem essa prática favorece no atual contexto educacional.

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Biografía del autor/a

Jacimara Aparecida Mendes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFGD.

Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Mendes, J. A., & Perboni, F. (2020). A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–16. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo