Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades

Authors

  • Ronaldo Conceição da Silva Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Campo Grande. Docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, na UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9187

Keywords:

Dilatação Espaço Tempo de Einstein. Ensino de Física. Flipped Classroom. Tecnologias Digitais.

Abstract

Esse artigo apresenta resultados de uma investigação sobre uma proposta de sala de aula invertida em uma aula sobre ensino de Dilatação de Espaço Tempo de Einstein, abordado em Física Moderna, realizada com uma turma de nove alunos concluintes do Ensino Médio Integrado, da rede pública federal de ensino, em horário extraclasse. O professor envia material instrucional aos estudantes antes da realização da aula, de modo a utilizar, de forma mais ativa e dinâmica, seu tempo em sala. No dia anterior à aula, ocorreu pane no sinal de Internet da cidade, o que dificultou muito o acesso dos estudantes ao material enviado pelo professor. Foi aplicado um questionário ao final da aula, sobre o uso da metodologia e a aprendizagem do conteúdo proposto. A análise dos dados evidenciou que o uso desta metodologia pode proporcionar maior independência do aluno na construção do conhecimento, bem como um novo agir docente quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem dos estudantes, bem como saber lidar com os problemas técnicos de ordem tecnologia que estão presentes nas atividades realizadas em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BATISTA, R.C. Dilatação do tempo. 2006. Disponível em: http://plato.if.usp.br/~fma0374d/aula2/node4.html. Acesso em 13 de Jun. de 2018.

EDUCAUSE: Things you should know about flipped classrooms. 2012. Disponível em: http://search.proquest.com/openview/616e91b3df376d82fd5d30c598c665f3/1?pq-origsite=gscholar&cbl=29704. Acesso em: 13 Jun. 2017.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Innovating the 21st-Century University: It’s Time! Educause Review, January/February 17-29, 2010. Disponível em: http://www.educause.edu/ir/library/pdf/ERM1010.pdf. Acesso em: 13 de Jun. de 2018.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, p. 79-97, 2014.

VALENTE, J. A. A crescente demanda por trabalhadores mais bem qualificados: a capacitação para a aprendizagem continuada ao longo da vida. In:; VALENTE, J. A. MAZZONE, J.; BARANAUSKAS, M. C. C. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez; FAPESP, p. 48-72, 2007.

Published

2018-12-30

How to Cite

Silva, R. C. da. (2018). Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 141–153. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9187

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo