Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira

Authors

  • Viviane Cristina de Souza Escola Municipal Clarice Bastos Rosa Secretaria Municipal de Educação de Dourados - MS
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Marianne Pereira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8026

Keywords:

Política Educacional. Educação Superior. Educação transfronteira.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos que levam estudantes brasileiros a ingressarem em instituições de educação superior na Bolívia e está vinculado à pesquisa intitulada “Expansão e qualidade da educação superior na fronteira: efeitos e impactos do MERCOSUL”. A importância da investigação se justifica pelo crescente número de solicitações de revalidação de títulos oriundos de instituições de educação superior bolivianas, o que explicita influência de políticas supranacionais e/ou internacionais no contexto brasileiro. A questão norteadora da pesquisa pode ser assim sintetizada: Quais motivos levam jovens brasileiros a estudarem em instituições de educação superior bolivianas? Para respondê-la, foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e a entrevista. Os dados da pesquisa permitiram inferir que a proximidade geográfica e as condições socioeconômicas foram os principais motivos dos entrevistados estudarem em instituições bolivianas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Viviane Cristina de Souza, Escola Municipal Clarice Bastos Rosa Secretaria Municipal de Educação de Dourados - MS

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Orientadora.  Pós-Doutora em Educação pelo PNPD/CAPES. Docente da Graduação e da Pós-Graduação da UFGD.

Marianne Pereira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Co-Orientadora. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

References

ALVARES, A. de L. T.; REAL, G. C. M; FERREIRA, J. M. Similitudes e Distanciamentos do Curso de Medicina no Brasil e na Bolívia A Partir da Política de Revalidação de Títulos Médicos. In: ENEPEX- Encontro de ensino, pesquisa e extensão, 291, 2014, Dourados. Anais...UFGD. 2014. p.1-14. Disponível em: http://eventos.ufgd.edu.br/enepex/anais/arquivos/291.pdf. Acesso: 02 de julho de 2016.

BASTOS, L. A. Avaliação do desempenho comercial do MERCOSUL:1994-2005. São Paulo, 2008. Tese (Doutorado em História Econômica). Universidade de São Paulo: FFLCH, 2008.

BRASIL. Portaria Interministerial nº 278 de 17 de março de 2011. Institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras (Revalida). Brasília/DF: Diário Oficial da União. 18 de março de 2011. Seção 1, p. 12, nº 53, ISSN 1677-7042. Disponível em: http://www.unir.br/noticias_arquivos/4151_portaria_interministerial_mec.doc_revalidacao_de_diploma_de_medico.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2016.

BRASIL. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Poder Executivo, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Acreditação de cursos no sistema ARCUSUL. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 14 mar. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 8, de 04 de outubro de 2007. Altera o Art. 4º e revoga o art. 10 da Resolução CNE/CES nº 1/2002, que estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. Brasília/DF: Diário Oficial da União. 2007. Disponível em: http://www.unb.br/noticias/downloads/ATT00187.pdf. Acesso em: 22 de junho de 2016.

CABRAL, G. P. A integração educacional no âmbito do ensino superior no Mercosul. In: XVI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2007, Belo Horizonte. Anais..., Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.

CONCEIÇÃO, J. C. A política de revalidação de títulos de graduação no Brasil: uma análise sobre a fronteira Brasil-Paraguai-Bolívia. In: 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Anais... Cascavel: Unioeste, 2011. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario6/arqs/Trab_completos_politicas_educacionais/A_politica_revalidacao_titulos_graduacao_brasil.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2016.

CONCEIÇÃO, J. C. A expansão da educação superior e os efeitos no processo de revalidação de títulos de graduação em Mato Grosso do Sul. Dourados, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados: UFGD, 2013.

CONAES. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Acreditação de cursos no Sistema Arcu-Sul. Brasília: CONAES, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=871-convite-arquitetura-agronomia2-pdf&Itemid=30192. Acesso: 13 de junho de 2016.

DIAS SOBRINHO, José. Educação superior sem fronteiras cenários da globalização: bem público, bem público global, comércio transnacional? Avaliação, Sorocaba, v. 8, n.4, p. 9-29, dez. 2003.

FERREIRA, J. M.; REAL, G. C. M.; SOUZA, M. P. A educação superior na Bolívia: algumas aproximações a partir de levantamento bibliográfico. In: 8º ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Dourados. Anais do ENEPEX. Dourados: Editora da UFGD, 2014. v. 1. p. 1-12.

KNIGHT, J. Educação superior através das fronteiras: questões e implicações para garantia de qualidade e credenciamento. In: EDUCAÇÃO superior em um tempo de transformações: novas dinâmicas para a responsabilidade social. Trad. Vera Muller. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, p. 188-192.

KNIGHT, J. Comercialización de servicios de educación superior: Implicacionesdel AGCS, 2004. In:SOBRINHO, José Dias. Educação Superior Sem Fronteiras Cenários da globalização: bem público, bem público global, comércio transnacional? Avaliação, Sorocaba, v. 8, n.4, p. 9-29, dez. 2003.

LAMARRA, N. F. Haciala convergência de los sistemas de educación superior en América Latina. Revista Ibero-Americana de Educación. Madri, n. 35, mayo/ago. 2004.

OLIVEIRA, V. de L. P. de. O PMM e a educação superior: globalização, política supranacional e medidas institucionais. Dourados, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, 2014.

PILETTI, N.; PRAXEDES, W. Mercosul, competitividade e educação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 12, n. 34, p. 219 – 233, 1998.

REAL, G. C. Transformações recentes na educação superior na fronteira entre Brasil e Paraguai: os anos 2000. In: LIMA, P. G.; FURTADO, A. C. (Orgs) Educação Brasileira: interfaces e solicitações recorrentes. Dourados: Editora UFGD, 2011, p. 117-140.

REAL, G. C. Impactos da expansão da educação superior na mobilidade estudantil: o eixo Brasil – Paraguai. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2009a, p. 01-07. http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/posteres/GT11-5512--Int.pdf. Acesso em: 02 de julho de 2016.

Published

2018-12-19

How to Cite

Souza, V. C. de, Real, G. C. M., & Souza, M. P. de. (2018). Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira. Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 126–138. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8026

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo