O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218

Keywords:

Educação a distância. Universidade Aberta do Brasil. Institucionalização da EaD.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de institucionalização da EaD na Universidade Federal de Goiás a partir da experiência com a UAB - Universidade Aberta do Brasil. Para isso, apresentaremos dados e experiências que marcam a oferta de cursos na modalidade a distância na UFG, destacando o papel que assume o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede no processo de institucionalização. Além disso, também apontamos os desafios institucionais que a educação a distância enfrenta diante de um cenário político e econômico complexo e que acabam por afetar certas práticas institucionalizantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lilian Ucker Perotto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora efetiva da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Arte e Educacão pela Universidade de Barcelona (Espanha). Mestre em Cultura Visual (UFG). Licenciada e Bacharel em Artes Visuais (UFSM). Coordenadora pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG).

Marília de Goyaz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1980) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, ocupando o encargo de diretora do CIAR - Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG e a Coordenação da UAB - Universidade Aberta do Brasil, na UFG.

References

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 6ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. Universidade Aberta do Brasil. In: MILL, Daniel (org.).Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Campinas, 2018. p. 667-670.

BRASIL. MEC. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

BRASIL. MEC. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o Artigo 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da educação Superior: notas estatísticas - 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: mar. de 2019.

BRASIL. MEC. Universidade federal de Goiás (UFG). PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional - 2018/2022. Disponível em: https://secplan.ufg.br/up/1094/o/PDI-UFG_Plano_de_desenvolvimento_institucional.pdf?1540505477

FERREIRA, M.; CARNEIRO, T.C.J. 2015. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do sistema Universidade aberta do Brasil. Porto Alegre, Educação Unisinos, volume 19, número 2, maio/agosto 2015, p. 228-243.

MACHADO DA SILVA, C.L.; FILHO, E.R.G.; NASCIMENTO, M.R.; OLIVEIRA, P.T. 2001. Formalismo como mecanismo institucional coercitivo de processos relevantes de mudança na sociedade brasileira. In: Encontro Nacional ANPAD, 25º, Foz do Iguaçu, 2001.

Anais... ANPAD [CD-ROM].

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MILL, Daniel. 2011. Virtudes e dificuldades da Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma breve análise. In: F. LITTO; M. FORMIGA, Educação a distância: estado da arte. 2ª ed., São Paulo, Pearson, p. 280-291

PEROTTO, Lilian Ucker; OLIVEIRA, Meirilayne Ribeiro. Formação para docência no ensino superior em tempos tecnológicos. In: LIMA, Daniela Costa Britto; SANTOS, Catarina de Almeida; TOSCHI, Mirza Seabra (orgs). Educação a distância (EaD): realidades, evolução e contextos. Anápolis: Editora UEG, 2017. p. 127-136.

TIFFIN, John; RAJASINGHAM, Lalita. A universidade virtual e Global. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Published

2020-07-01

How to Cite

Perotto, L. U., & Goyaz, M. de. (2020). O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 279–292. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo