Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG

Autores

  • Gilbert de Oliveira Santos Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9313

Palavras-chave:

Artes Marciais. Ensino. Educação Física.

Resumo

A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilbert de Oliveira Santos, Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG

Professor de Artes Marciais e Técnicas Corporais Terapêuticas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Referências

BRAGANÇA, Analiz Pergolizzi Gonçalves de. O Baduanjin e as técnicas corporais chinesas: cultura, saúde, pensamento oriental e ensino. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2017.

BREDA, Mauro Eduardo de Jesus Gonçalves; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: (a idade da fábula) histórias de deuses e heróis. 9.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. Tradução de David Jardim.

CAMARGO, Espedito Lopes. Uma narrativa sobre o caminho marcial. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2018.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva. Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2015.

CONTATORE, Octávio Augusto & TESSER, Charles Dalcanale. Medicina tradicional chinesa/acupuntura. In: TESSER, Charles Dalcanale. (Org.). Medicinas complementares: o que é necessário saber (homeopatia e medicina tradicional chinesa/acupuntura). São Paulo: Editora UNESP, 2010.

CORREIA, Walter Roberto & FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16, n. 1, p. 1-9, jan./mar. 2010.

DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo & FRANCHINI, Emerson. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física. In: SOUZA NETO, Samuel & HUNGER, Dagmar. (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p. 99-108.

ESPARTERO, Julián. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha. In: VILLAMÓN, Miguel. (Org.). Introducción al Judo. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1999.

FELDENKRAIS, Moshe. Vida e movimento. Tradução de Celina Cavalcanti e revisão técnica de Márcia Martins de Oliveira. São Paulo: Summus, 1988.

FREITAS NETO, Geraldo Ferreira de. Princípios Técnicos e Pedagógicos do Jiu-Jitsu. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2017.

GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Unicamp, Faculdade de Educação Física. Campinas. 2008.

HOMERO. A Ilíada em forma de narrativa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. Tradução e Adaptação de Fernando C. de Araújo Gomes.

HSUAN-AN, Tai. Ideogramas e a cultura chinesa. São Paulo: É Realizações Editora, 2006.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo:

Perspectiva, 2010. Tradução de João Paulo Monteiro.

IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o Yoga: yoga dipika. Tradução de Márcia Neves Pinto. São Paulo: Pensamento, 2016, 568 p.

JUAN, Hu Xiu & BO, Yi. Tai Chi. Beijing: Time Publishing and Media, 2011.

KAMINOFF, Leslie & MATTHEWS, Amy. Anatomia da yoga. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2013. Tradução de Patrícia Fonseca Pereira e Luis Dolhnikoff.

OLIVEIRA, Alexandre Monteiro. O caminho do Tae Kwon Do: filosofia, arte, esporte e ensino. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2018.

PEREIRA, Daniel Gonçalves. O Ensino do Kung Fu na Educação Física Escolar: entre a ludicidade e a marcialidade. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2015.

ROSSETO, Robson & ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. Improvisação a partir de técnicas do sistema de gongfu louva-a-deus como espaço para a investigação

corpóreo-estética do artista da cena. Moringa – Artes do Espetáculo, p.79-93, volume 6, número 2, jul-dez 2015.

RUFINO, Luis Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, p.283-300, 2012.

SANTOS, Gilbert de Oliveira. Uma interpretação das artes guerreiras chinesas. 2013. 109f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas. 2013.

_____. Aproximações técnicas entre as artes marciais chinesas e a capoeira. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 19, n. 198, nov. 2014.

YUQUN, Liao. Traditional Chinese Medicine: understanding its principles and practices. Beijing: China Intercontinental Press, 2010. Tradução para o inglês de Li Zhaoguo, Wang Laping, Xu Qilong & Liu Xiru.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Santos, G. de O. (2019). Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 229–245. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9313

Edição

Seção

Relatos de Experiência