Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG

Autores/as

  • Gilbert de Oliveira Santos Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9313

Palabras clave:

Artes Marciais. Ensino. Educação Física.

Resumen

A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilbert de Oliveira Santos, Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG

Professor de Artes Marciais e Técnicas Corporais Terapêuticas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Citas

BRAGANÇA, Analiz Pergolizzi Gonçalves de. O Baduanjin e as técnicas corporais chinesas: cultura, saúde, pensamento oriental e ensino. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2017.

BREDA, Mauro Eduardo de Jesus Gonçalves; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: (a idade da fábula) histórias de deuses e heróis. 9.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. Tradução de David Jardim.

CAMARGO, Espedito Lopes. Uma narrativa sobre o caminho marcial. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2018.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva. Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2015.

CONTATORE, Octávio Augusto & TESSER, Charles Dalcanale. Medicina tradicional chinesa/acupuntura. In: TESSER, Charles Dalcanale. (Org.). Medicinas complementares: o que é necessário saber (homeopatia e medicina tradicional chinesa/acupuntura). São Paulo: Editora UNESP, 2010.

CORREIA, Walter Roberto & FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16, n. 1, p. 1-9, jan./mar. 2010.

DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo & FRANCHINI, Emerson. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física. In: SOUZA NETO, Samuel & HUNGER, Dagmar. (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p. 99-108.

ESPARTERO, Julián. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha. In: VILLAMÓN, Miguel. (Org.). Introducción al Judo. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1999.

FELDENKRAIS, Moshe. Vida e movimento. Tradução de Celina Cavalcanti e revisão técnica de Márcia Martins de Oliveira. São Paulo: Summus, 1988.

FREITAS NETO, Geraldo Ferreira de. Princípios Técnicos e Pedagógicos do Jiu-Jitsu. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2017.

GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Unicamp, Faculdade de Educação Física. Campinas. 2008.

HOMERO. A Ilíada em forma de narrativa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. Tradução e Adaptação de Fernando C. de Araújo Gomes.

HSUAN-AN, Tai. Ideogramas e a cultura chinesa. São Paulo: É Realizações Editora, 2006.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo:

Perspectiva, 2010. Tradução de João Paulo Monteiro.

IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o Yoga: yoga dipika. Tradução de Márcia Neves Pinto. São Paulo: Pensamento, 2016, 568 p.

JUAN, Hu Xiu & BO, Yi. Tai Chi. Beijing: Time Publishing and Media, 2011.

KAMINOFF, Leslie & MATTHEWS, Amy. Anatomia da yoga. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2013. Tradução de Patrícia Fonseca Pereira e Luis Dolhnikoff.

OLIVEIRA, Alexandre Monteiro. O caminho do Tae Kwon Do: filosofia, arte, esporte e ensino. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2018.

PEREIRA, Daniel Gonçalves. O Ensino do Kung Fu na Educação Física Escolar: entre a ludicidade e a marcialidade. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2015.

ROSSETO, Robson & ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. Improvisação a partir de técnicas do sistema de gongfu louva-a-deus como espaço para a investigação

corpóreo-estética do artista da cena. Moringa – Artes do Espetáculo, p.79-93, volume 6, número 2, jul-dez 2015.

RUFINO, Luis Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, p.283-300, 2012.

SANTOS, Gilbert de Oliveira. Uma interpretação das artes guerreiras chinesas. 2013. 109f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas. 2013.

_____. Aproximações técnicas entre as artes marciais chinesas e a capoeira. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 19, n. 198, nov. 2014.

YUQUN, Liao. Traditional Chinese Medicine: understanding its principles and practices. Beijing: China Intercontinental Press, 2010. Tradução para o inglês de Li Zhaoguo, Wang Laping, Xu Qilong & Liu Xiru.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Santos, G. de O. (2019). Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 229–245. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9313

Número

Sección

Relatos de Experiência