Educação ambiental nos livros didáticos: região da grande Dourados-MS (1979-2002)

Autores/as

  • Samara Grativol Neves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palabras clave:

Educação Ambiental. Livros Didáticos. História das Disciplinas Escolares.

Resumen

O trabalho objetiva analisar como as questões ambientais são abordadas nos livros didáticos utilizados na região de Dourados no Estado de Mato Grosso do Sul entre 1979 e 2002, contribuindo assim para a história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) na região. Foram selecionadas vinte obras de quatro disciplinas diferentes: Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, sendo cinco títulos de cada disciplina. As metodologias utilizadas foram a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e a Amostragem (VIEIRA, 2008). Com os resultados da pesquisa, podemos perceber que a discussão sobre as questões ambientais nos livros didáticos são mais frequentes hoje que em tempos anteriores, porém, o tema não foi abordado de forma crescente, ou seja, a questão ambiental não apresentou um crescimento gradual a cada década nos livros analisados. Concluímos que a educação ambiental é apresentada nos livros didáticos de forma aleatória durante o período investigado.

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Biografía del autor/a

Samara Grativol Neves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Aluna especial do programa de pós-graduação em educação-UFGD.

Publicado

2014-12-18

Cómo citar

Neves, S. G. (2014). Educação ambiental nos livros didáticos: região da grande Dourados-MS (1979-2002). Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 79–94. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/2719

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo