Autoria acadêmica surda do Movimento Surdo Brasileiro: Circulação de saberes de um Projeto Coletivo Intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18873

Palavras-chave:

Autoria Acadêmica Surda, Movimento Social, Educação, Interculturalidade

Resumo

Esta investigação discute a atuação histórica das lideranças surdas no movimento social, com foco no seu papel educador nas relações sociais. Parte-se da indagação sobre os sentidos empregados pelos sete primeiros doutores surdos brasileiros, ativistas dos movimentos surdos nos primeiros anos do século XXI, na perspectiva da articulação coletiva de saberes. Assim, a temática ganha força diante da dissolução das representações sociais subalternizantes das pessoas surdas, possibilitando a visibilização do protagonismo e da autoria surda em razão dos conhecimentos sistematizados, produzidos, articulados e compartilhados pelas lideranças intelectuais. Portanto, a pesquisa propõe reconhecer, por meio da autoria acadêmica de lideranças surdas, um projeto de educação intercultural como estratégia de transformação das relações sociais entre agentes e instituições. De característica básica e qualitativa, metodologicamente, opta-se pela revisão bibliográfica, bem como pesquisa documental. Através da leitura interpretativa dos dados coletados recorre-se a aproximação com o campo teórico com os estudos (inter)culturais críticos desde a América Latina, orientados pelo pensamento decolonial. Por fim, a pesquisa evidencia diferentes saberes que convergem em aprendizagens para ouvintes, destacadas pelo grupo pioneiro no processo de doutoramento dos intelectuais engajados. Por meio da articulação de saberes práticos, teóricos, técnicos-instrumentais, sócio-políticos, simbólicos-culturais, linguísticos e epistêmicos verifica-se a construção de uma pedagogia intercultural fundada no reconhecimento e na solidariedade com surdos pelos ouvintes.

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Biografia do Autor

Gabriel de Souza, Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Bolsista CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Licenciado em História. 

Ines Caroline Reichert, Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

23-08-2025

Como Citar

Souza, G. de, & Reichert, I. C. (2025). Autoria acadêmica surda do Movimento Surdo Brasileiro: Circulação de saberes de um Projeto Coletivo Intercultural. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 21(40), 308–328. https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18873